AS PERFORMANCES DA PRESENÇA

Autores/as

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1247

Palabras clave:

pedagogia do teatro; performance; presença.

Resumen

O presente texto trata do “Estado de Presença”, uma das características responsáveis pela singularidade das práticas docentes de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. O que se chama nesta pesquisa de performance docente se refere a um modo de ser professor em que o corpo é utilizado como elemento fundamental na prática pedagógica, com o objetivo de se comunicar com os alunos, nem sempre verbalmente. A presença foi um tema recorrente nas falas dos professores pesquisados. Grande parte deles considera que a “presença artística” os acompanha na atividade docente, entretanto, revelam que não é a mesma presença que apresentam na cena, segundo eles, na docência ela é equalizada de outra forma.

Biografía del autor/a

Márcia Pessoa Dal Bello, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Doutora em Educação-PPGEDU-UFRGS. Coordenadora Pedagógica da Fundação Municipal de Artes de Montenegro- FUNDARTE. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Teatro e Performance-GETEPE/PPGEDU/FCED/UFRGS, Editora da REVISTA da FUNDARTE. 

Citas

FRIQUES, Manoel Silvestre. Produção de presença e as novas mídias na Arte contemporânea. O Percevejo on line – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UNIRIO. Vol. 3, Número 1, Janeiro-Julho, 2011.

GOFFMAN, Erving. The presentation of self in everyday life. Garden City, N.Y.: Doubleday, 1959.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2010.

ICLE, Gilberto. Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jan/jun, 2011, p. 9-27.

PINEAU, Elise Lamm. Nos cruzamentos entre performance e a pedagogia: uma revisão prospectiva. Revista Educação e Realidade, v. 35, n. 2, maio/ago. 2010, p. 89-113.

PINEAU, Elise Lamm. Pedagogia Crítico-Performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (Org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, p. 37-58.

RUNTZ-CHRISTAN, Edmée. Justa distância ou justa presença? Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 43-60, jan/jun. 2011.

SARASON, Seymour B. Teaching as a Performing Art. Teachers College, Columbia University, New York and London. USA. 1999.

STANISLAVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo en el proceso creador de la vivencia. Traducion y notas de Jorge Saura. 2. ed. Barcelona: Alba Editorial, 2007.

STANISLAVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo en el proceso creador de la encarnación. Argentina: Editorial Quetzal, 1997.

STANISLAVSKI, Konstantin. Ética y disciplina: Método de acciones físicas. Seleccion y notas: Edgar Ceballos. México/USA: Editorial Gaceta. 2001.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. 25. ed. Tradução de Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Publicado

07/06/2023

Cómo citar

Dal Bello, M. P. (2023). AS PERFORMANCES DA PRESENÇA . Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1247

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>