ENSINO DE VIOLÃO UTILIZANDO APLICATIVOS
REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1469Palavras-chave:
Música, Aplicativos, ViolãoResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo mapear e identificar estudos que abordam o ensino de violão por meio de aplicativos. Trata-se de uma Revisão de Escopo, com buscas realizadas em 13 bases de dados, com o recorte temporal de 2018 a 2023. Foram encontrados 2591 documentos que, após os critérios de elegibilidade, restaram 5 artigos eleitos para a revisão. Os aplicativos de ensino de violão são promissores e oferecem amplas possibilidades para o aprimoramento das habilidades musicais dos alunos de forma personalizada. Apesar dos benefícios relatados, há lacunas a serem abordadas, como a falta de investigação aprofundada de alguns aplicativos e a necessidade de padronização nas abordagens de pesquisa.
Referências
ARAS, T.; CAN, A. A. A Study on Educational Software Development through Gamification in Guitar Education. Turkish Journal of Education, v. 12, n. 1, p. 1–27, 2023. DOI: https://doi.org/10.19128/turje.1162940
Aromataris, E., Munn, Z. (Editores). JBI Manual para Síntese de Evidências. JBI, 2020. Disponível em https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01 DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
DUDENEY, Gavin; HOCKLY Nicky; PEGRUM, Marcos. Letramentos digitais. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
EUSTERBROCK, L. Espaços móveis seguros e emoções predefinidas: fazer música com aplicativos como uma tecnologia digital do eu. Música Popular e Sociedade, v. 46, n. 1, pág. 50–69, 2023.
GONCHAROVA, MS, & Gorbunova, IB (2020). Tecnologias móveis no processo de ensino de teoria musical. Propósitos y Representaciones, 8 (SPE3), e705. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.705 DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.705
HUANG, B. Equipamentos de produção musical modernos e como eles podem ser usados no ensino do aluno: abertura e seu impacto na motivação e interesse na criação de música eletrônica. Psicologia atual, 2022. https://doi.org/10.1007/s12144-022-04074-y DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-022-04074-y
Nart, S. (2016). Software Musical na Educação Musical Integrada em Tecnologia. Em TOJET: O Jornal Online Turco de Tecnologia Educacional (Vol. 15). http://www.cornerstoneconfessions.com
OUYANG, M. Empregando aprendizagem móvel na educação musical. Educação e Tecnologias da Informação, v. 28, n. 5, pág. 5241–5257, 2023.
PEDAGÓGICO ENRIQUE JOSÉ VARONA CUBA, U. et al. A aplicação de software livre na disciplina de Harmonia: um desafio para a educação musical no Equador. [ sd ].
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Capítulo 11: Scoping Reviews (versão 2020). In: Aromataris E, Munn Z (Editores). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020. Disponível em https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12. DOI: https://doi.org/10.46658/JBIRM-20-01
TRICCO AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, et al. Extensão Prisma para revisões de escopo (Prisma-ScR): lista de verificação e explicação. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-473. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30178033/ DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850
YAO, B.; LI, W. O papel do professor na educação musical moderna: um aluno pode aprender música com a ajuda de tecnologias educacionais online modernas sem professores? Tecnologias de Educação e Informação, 2023
YIN, X. Inovação Educacional do Curso de Ensino de Piano nas Universidades. Educação e Tecnologias da Informação, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Eduardo Barros Machado, Hermes Soares dos Santos, Gislaine Cristina Vagetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.