O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842Keywords:
Atuação. Teatro pós-dramático. Processo de criação.Abstract
O artigo discorre sobre a atuação no processo de criação de uma encenação vinculada à estética pós-dramática, desenvolvida em ambiente acadêmico. A partir da análise de cenas do acontecimento cênico [informação suprimida para a avaliação] (2019), cotejam-se referências teóricas que abordam características específicas sobre atuação contemporânea (JACOBS, 2010; SILVA, 2013) e teatro pós-dramático (LEHMANN, 2007, 2013). Destaca-se a autonomia e a responsabilidade como competências operadas pelo ator pós-dramático.
References
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, n. 01, p. 46-51, 2009.
BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
CARLSON, Marvin. Teatro Pós-dramático e Performance Pós-dramática. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 577-595, Dec. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266053731
FISCHER-LICHTE, Érika. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, 13(2), 2013, p. 14-32. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p14-32
JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Alguns Apontamentos Sobre Atuação Contemporânea. DAPesquisa., Florianópolis - SC, v.5, n.7, p. 25-40, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14070/9158>. Acesso em: 15 set. 2019.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Tradução: Pedro Süssekind. São Paulo: Editora Cosac & Naif, 2007.
___________________. Teatro Pós-dramático, doze anos depois. Revista Brasileira de Estudos da Presença, n. 03, p. 859-878, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266039703
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PERSONA. DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persona/. Acesso em: 20/05/2020.
RINALDI, Miriam. O ator no processo colaborativo do Teatro da Vertigem. Sala Preta, 6, 2006, p. 135-143. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v6i0p135-143
SCHULTZ, Duane P. & SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SILVA, D. F. S. O Ator e o Personagem: Variações e Limites no Teatro Contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2013.
TORRES, Walter Lima. O que é direção teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis, v. 1, n. 09, 2007, p. 111-121. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101092007111
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Evandro Hahn Luft, Marcia Berselli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.