HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA

Autores

  • larissa canelhas uergs
  • Kátia Salib deffaci uergs

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.659

Palavras-chave:

Criação em Dança, Educação Somática, Fenomenologia

Resumo

Este artigo relata o processo de criação da obra de dança intitulada Habitar e Pulsar: A Integração do Ser no Mundo é Dança. A metodologia da pesquisa acontece com a prática das abordagens somáticas de movimento e também com os estudos fenomenológicos de Bachelard(1999), que descreve a integração do ser no mundo através da imagem da casa, sendo ela em três bases: Porão, Térreo e Sótão. Os estudos fenomenológicos propiciaram a poética e o estudo do movimento nas abordagens somáticas proporcionou o ato da criação de uma obra de dança, embasada e vivida com o corpo, legitimando o processo de se construir conhecimento. O resultado foi a prática da pesquisa como confirmação potente dos estudos somáticos e da criação em dança como um espaço de múltiplos saberes.  

 

 

 

Biografia do Autor

larissa canelhas, uergs

Graduada em dança licenciatura pela Universidade estadual do Rio Grande do sul

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço São Paulo: Martins Fontes,1999.

FERNANDES, Im(v)ersões Corpo Ambiente e a Criação Coreo-videográfica de Uirá Meneses. Lençóis BA, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.43000

FERNANDES, Ciane- O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ºedição-São Paulo: Annablume, 2006.

FERNANDES, Ciane- Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v.5, n.1, p.9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: < http:// www.seer.ufrgs.br/presenca >. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266047585

FORTIN, Sylvie. Nem do lado direito, nem do lado do avesso: o artista e suas modalidades de experiências de si e do mundo. In: WOSNICK, Cristiane; MARINHO, Nirvanna. O avesso do avesso do corpo – educação somática como práxis. Joinville: Novas Letras, 2011, p. 25-42.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. / Marisa Martins Lambert. Tese(Doutorado) – Campinas, SP: [s.n.], 2010

PULSAR, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/chave [consultado em 21-10-2013].

SASTRE, Cibele. Entre o performar e o aprender: Práticas performativas, dança improvisação e análise Laban/Bartenieff em movimento.Tese(Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre. Cibele Sastre/2015.

VICARI, Juliana. Raízes para voar: Caminhos para uma abordagem somática grouding.2013. Dissertação(Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Porto Alegre-2013.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

canelhas, larissa, & deffaci, K. S. (2019). HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p.359–373. https://doi.org/10.19179/2319-0868.659

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.