O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Evandro Hahn Luft Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842

Palavras-chave:

Atuação. Teatro pós-dramático. Processo de criação.

Resumo

O artigo discorre sobre a atuação no processo de criação de uma encenação vinculada à estética pós-dramática, desenvolvida em ambiente acadêmico. A partir da análise de cenas do acontecimento cênico [informação suprimida para a avaliação] (2019), cotejam-se referências teóricas que abordam características específicas sobre atuação contemporânea (JACOBS, 2010; SILVA, 2013) e teatro pós-dramático (LEHMANN, 2007, 2013). Destaca-se a autonomia e a responsabilidade como competências operadas pelo ator pós-dramático.

Biografia do Autor

Evandro Hahn Luft, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduando do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e bolsista de extenção (PRE/UFSM). 

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq).

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Publicado

03.06.2022

Como Citar

Luft, E. H., & Berselli, M. (2022). O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842

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