Identidade e criação em arte contemporânea: uma proposta educativa
Palavras-chave:
Educação, Artes, Artes VisuaisResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a arte contemporânea como um processo de criação e aprendizagem que pode ser trabalhado em sala de aula. Para isso é preciso estar atento à formação inicial docente, pois a resistência ao contemporâneo ainda persiste na escola, demonstrando o nosso despreparo e impedindo ampliar a visão para a arte da atualidade. Segue-se o relato de uma proposta educativa realizada no curso de licenciatura em Artes Visuais, explorando possibilidades artísticas bastante significativas, sob o título “Identidade,” tornando-se um referencial para que o futuro professor entenda melhor a produção contemporânea a partir de sua própria experiência criadora e assim promover mediações com seus alunos na escola.Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. 2 ed. São Paulo: Martins, 2014.
COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? 3 ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / ed. Massangana, 2011.
COSTA, Magnólia. Integrando arte e vida. Revista Sesc SP, São Paulo, n. 8, ano 14, p. 39-41, fev. 2008.
FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2009.
FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIANNOTTI, Marco. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Claridade, 2009.
MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologia – aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 49-60.
MINERVINO, Júlio Cesar. Coisas do mundo, um mundo de coisas. Revista Mackenzie: Educação, Arte e História da Cultura, ano 1, n. 1, São Paulo: ed. Mackenzie, 2001, p. 89-97.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.