PESQUISA PANDÊMICA: ELABORANDO CONTÁGIOS POÉTICOS PARA CORPOS DOCENTES, NO CIBERESPAÇO

Autores

  • Marlise do Rosário Machado Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Eduardo Guedes Pacheco Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Mariana Silva da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/896

Palavras-chave:

Educação Básica, Cultura Visual, Poéticas Pandêmicas

Resumo

Este artigo fala do processo de pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que visa propor práticas chamadas de Contágios Poéticos, a docentes da Educação Básica, através do ciberespaço. Inicialmente busca contextualizar aspectos referentes ao teletrabalho, e suas possíveis conexões com a docência pandêmica, relacionando a questões de gênero e divisão sexual do trabalho, a partir do quadro de feminização do magistério, em interlocução com considerações acerca do corpo, imagem e culturas visuais. Embasa-se nas autoras Claudia Vianna, Paula Sibilia, Judith Butler, Silvia Federici e nos autores Pierre Lévy e W. J. T. Mitchell.

Biografia do Autor

Marlise do Rosário Machado, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestranda no PPGED- Mestrado Profissional (UERGS). Graduada em Teatro: Licenciatura (UERGS). Idealizadora do Território Tremulum e do projeto Cuidado Mulheres Trabalhando. Integrante do grupo de pesquisa FLUME Arte e Educação (UERGS).

Eduardo Guedes Pacheco, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na qual atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Presidente do Núcleo Estruturante Docente do curso de Música - Licenciatura da UERGS. É coordenador dos grupos de Pesquisa ARTDIFE - Arte, Diferença e Educação, e do ZIP - Zona de Investigação Poética, grupo de pesquisa interinstitucional com a UFRGS.

Mariana Silva da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Artes Visuais, Ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Participa de exposições de artes visuais no Brasil e no exterior desde 2001, é professora universitária desde 2005. Investiga as conexões entre arte, cotidiano e natureza a partir do infraordinário, especialmente no contexto da natureza fluvial dos rios Caí e Guaíba.

Referências

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Formato PDF In: Vida precária, vida passível de luto. São Paulo: Civilização brasileira, 2015.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução – Coletivo Sycorax São Paulo: Elegante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução – Coletivo Sycorax São Paulo: Elegante, 2019.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 2011.

MITCHELL, W.J.T. Showing Seeing: Uma crítica da cultura visual. SC: UDESC, Artes Visuais.Tradução de Luciana Marcelino. 2011.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. RJ: Contraponto, 2015.

SIBILIA, Paula. O pavor da carne: riscos da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Revista FAMECOS, Porto Alegre. nº 25 - dez/2004.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. RJ: Contraponto, 2012.

VIANNA, Claudia Pereira. O sexo e o gênero na docência. In: Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: pp.81-103. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003

VIANNA, Claudia Pereira. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013. p.159-180. In <http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/44242 >

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

do Rosário Machado, M., Guedes Pacheco, E., & Silva da Silva, M. (2021). PESQUISA PANDÊMICA: ELABORANDO CONTÁGIOS POÉTICOS PARA CORPOS DOCENTES, NO CIBERESPAÇO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–15. https://doi.org/10.19179/2319-0868/896

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.