Vol. 37 Núm. 37 (19): Dança: ensinar e aprender

					Ver Vol. 37 Núm. 37 (19): Dança: ensinar e aprender

A REVISTA da FUNDARTE, intitulada Dança: ensinar e aprender publica artigos resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas atualizadas na área da dança. 

Esta edição especial pretende homenagear Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, falecida em 2009, completando em 2019, portanto, dez anos de seu falecimento. Cabe neste momento lembrar os feitos dessa grande artista, que deixou um legado inestimável para as novas gerações, uma vez que dedicou a sua vida na valorização às manifestações em dança, nos mais variados formatos e tendências. Suaas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino.

Publicado: 30/03/2019

Editorial

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.676
    Vanessa Longarai Rodrigues
    p. 13-17

Artigos

  • NOTAS SOBRE A TEATRALIDADE NA DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.641
    Jeferson de Oliveira Cabral, Vera Lúcia Bertoni dos Santos
    p. 19-31
  • BAILA CASSINO GRUPO DE DANÇA E PROJETO DE EXTENSÃO BAILAR: NÚCLEO DE DANÇA NA MATURIDADE COMO PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.471
    Daniela Llopart Castro, Carmen Anita Hoffmann, Eleonora Campos da Motta Santos
    p. 33-52
  • REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFG

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.667
    Valeria Figueiredo, Warla Giany Paiva
    p. 54-71
  • PRÁTICA DOCENTE E DANÇA DO VENTRE: UM ESTUDO SOBRE PROFESSORAS EM ATUAÇÃO NA CIDADE DE RIO GRANDE

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.503
    Thaynara Garcia de Oliveira, Josiane Franken Corrêa, Helena Thofehrn Lessa
    p. 73-89
  • TAMBORES DE VIDA: UMA PESQUISA DO TAMBOR DE CRIOULA DE JAMARY DOS PRETOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.536
    Maria Julia Maranzato Alves Simão, Larissa Sato Turtelli
    p. 91-111
  • BERÊ FUHRO SOUTO: PILATES E PALAVRA COREOGRAFADA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.513
    Miriam Brockmann Guimarães, Débora Souto Allemand
    p. 113-125
  • PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS EM DANÇA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE E DA AUTOBIOGRAFIA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.636
    Neila Cristina Baldi, Júlia Urach Donata de Oliveira, Isabela Teixeira Patias
    p. 127-139
  • UM CORAÇÃO PARA O MAR... UMA POSSIBILIDADE DE DANÇAR COM/ NA/ PELA EDUCAÇÃO FÍSICA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.511
    Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti
    p. 141-158
  • DO BALÉ CLÁSSICO À DANÇA MODERNA: IMPRESSÕES E PISTAS PARA O ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.499
    Diego Ebling do Nascimento
    p. 160-173
  • A ARTE/DANÇA COMO UMA DAS ARTES DA CENA NAS BASES, DOCUMENTOS E CURRÍCULOS NACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.638
    Marcilio de Souza Vieira
    p. 175-200
  • PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.527
    Rebeca Pereira San Martins, Eleonora Campos da Motta Santos
    p. 202-220
  • A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.650
    Djenifer Geske Nascimento, Daniel Silva Aires, Mônica Corrêa de Borba Barboza
    p. 222-241
  • ENTRE O PENSAR E O SENTIR: INVESTIGAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA RESPIRAÇÃO NA FORMAÇÃO TÉCNICO-ARTÍSTICA DO BAILARINO CONTEMPORÂNEO

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.645
    Silvia Maria Geraldi, Julia Ferreira
    p. 243-261
  • QUANDO O CORPO DANÇA SUAS EXPERIÊNCIAS: INSPIRAÇÕES NO LEGADO DE PINA BAUSCH

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.649
    Crystian Danny da Silva Castro, Odailso Sinvaldo Berté
    p. 263-280
  • NA PONTA DOS PÉS: PISANDO EM OVOS OU QUEBRANDO OVOS?

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.651
    Helena Thofehrn Lessa, Janaina Bruna dos Santos Moreira
    p. 282-296
  • A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA – UMA REALIDADE EM CRESCIMENTO

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.654
    Francisco Roberto de Freitas
    p. 298-315
  • PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.656
    Fellipe Santos Resende, Suzane Weber da Silva
    p. 317-338
  • PINA: QUANDO A DANÇA PODE ROMPER O DISCURSO

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.658
    Rita Bruço
    p. 340-357
  • HABITAR E PULSAR: A INTEGRAÇÃO DO SER NO MUNDO É DANÇA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.659
    larissa canelhas, Kátia Salib deffaci
    p.359-373
  • A DANÇA E AS RELAÇÕES DE GENERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS EM UMA AULA DE DANÇA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.660
    Giuliano Souza Andreoli, Larissa Canelhas
    p. 375-394
  • CORPO ESTRANHO: O DESAMPARADO QUE ENCONTRA SUA POLÍTICA DE SER

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.661
    Juliano Ribeiro Faria, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    p.396-415
  • CORPOS ROUBADOS NOS SABERES DO ENSINO DE ARTE

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.662
    Marina Maura de Oliveira Noronha, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    p. 417-437
  • A RELAÇÃO ARTÍSTICA DE DUNCAN E CRAIG EM TRÊS IMAGENS CINÉTICAS

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.664
    Rossana Perdomini Della Costa
    p. 439-454
  • NA PELE: CONSTRUÇÕES ARTÍSTICAS ESTABELECIDAS ATRAVÉS DO BREGA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.668
    Genildo Gonçalves Silva
    p. 456-482
  • CONTRAPONTO EM REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BALÉ: ESCAVANDO CAMADAS ÓSSEAS PARA A OBSERVAÇÃO DO MESTRE DE DANÇA ATRAVÉS DAS CARTAS DE JEAN-GEORGES NOVERRE

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.669
    Robson Lourenço, Júlia Ziviani Vitiello
    p. 484-504
  • MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.665
    Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer
    p. 506-527
  • SISTEMA LABAN/BARTENIEFF DE ANÁLISE DE MOVIMENTO: Grandes Temas - Caminhos para uma Prática Criativa de Dança na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.652
    Luísa Fedrizzi el Andari
    p. 529-544

Ensaios

  • AS PAISAGENS DE PINA BAUSCH

    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.670
    Marcelo de Andrade Pereira, Maurílio Betazzo Schuquel, Ana Paula Parise Malavolta
    p. 546-559