SISTEMA LABAN/BARTENIEFF DE ANÁLISE DE MOVIMENTO: Grandes Temas - Caminhos para uma Prática Criativa de Dança na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.652Palavras-chave:
Dança-educação, Educação Infantil, Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento.Resumo
Este estudo apresenta considerações a partir de propostas de trabalho com dança para crianças de quatro a seis anos, que se encontram na Educação Infantil. A temática principal destas propostas parte dos Grandes Temas do Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento. Verificam-se referenciais nacionais para a Educação Infantil. Apresentam-se ideias de autores que refletem sobre a dança no contexto escolar. São apontados possíveis caminhos para a prática criativa do Sistema Laban/Bartenieff com crianças dentro do contexto supracitado. As propostas são aplicadas e verificadas em duas escolas de educação infantil da cidade de Caxias do Sul – RS.Referências
BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement: coping with the environment. 1.ed. Nova Iorque, Routledge, 2002.
BERTAZZO, Ivaldo. Gesto orientado: reeducação do movimento. São Paulo: Edições SESC, 2014.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COX, Laura, STUDD, Karen. Everybody is a body. Indianapolis: Dog Ear Publishing, 2013.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2006.
FERREIRA, Ângela. Dança criativa – Uma nova perspectiva do ensino e da criação. In: CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Orgs). Dança e Educação em Movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through Bartenieff Fundamentals. 1.ed. Nova Iorque: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203214299
LABAN, Rudolf. In: MARQUES, Isabel A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2018.
MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. 4.ed. São Paulo: Summus, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.