CAMINHOS HISTÓRICOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA EM ARTE E MÚSICA

Autores/as

  • Cleyson Rodrigues Ataide Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1310

Palabras clave:

Educação, Legislação, Arte, Música, Historicidade

Resumen

Ao realizar uma análise histórica e minuciosa, acerca da inclusão do ensino de Arte e Música no contexto educacional brasileiro, tomando como ponto de partida as legislações vigentes desde sua primeira aparição na Constituição brasileira no século XIX até os dias atuais, tornando-se possível adquirir um entendimento mais profundo em relação às suas particularidades inerentes às concepções educacionais de cada período, mediante a análise criteriosa dos documentos oficiais. Este ensaio tem por objetivo abordar uma breve narrativa dos períodos históricos vivenciados pelo país e sua conexão intrínseca com a Educação, considerando, a partir desta abordagem, a apresentação de um panorama abrangente acerca da Educação Artística e Musical no Brasil.

Biografía del autor/a

Cleyson Rodrigues Ataide, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil

Possui Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) do programa de Pós-graduação PPGED/Uergs MP, Graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Bacharelado em Regência pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Pós-graduação, Especialização, em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e Pós-graduação, Especialização, no Ensino da Música pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Tem experiência na docência do ensino superior na Universidade do Estado do Pará como professor horista desde 2014, lecionando em diversas disciplinas, como: percepção e análise da música, estruturação e análise da música, estrutura e Harmonia musical, prática em conjunto, projeto interdisciplinar, prática de banda, Arranjo e Improvisação, introdução a regência coral e regência coral. Foi professor de teoria e musicalização no Conservatório Carlos Gomes. Possui experiência docente no âmbito da educação com ênfase na educação musical nos níveis básico ao superior e na direção artística como regente: atuou a frente das bandas de música dos municípios de Vigia de Nazaré e Colares, Pará, Brasil; Banda Sinfônica União Vigiense, Banda Sinfônica Maestro Vale e Banda de Música Prof. Luiz Gama. É Idealizador e Maestro da Orquestra de Sopros Itinerante (OSI) - (2019). Regente assistente da Banda Sinfônica Carlos Gomes (2022), diretor artístico e regente da Associação Beneficente Prof. Luiz Gama, Colares/PA (2018-2022). Atualmente é maestro assistente do Instituto Arte Show Vigia, Vigia/PA.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

Citas

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Publicado

25/03/2024

Cómo citar

Rodrigues Ataide, C., & Wolffenbüttel, C. R. (2024). CAMINHOS HISTÓRICOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA EM ARTE E MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1310. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1310

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