Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político- pedagógico

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Bueno Accorsi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação musical, música na Educação Básica, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O artigo trata da música articulada ao projeto político pedagógico escolar. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, o estudo de caso, entrevistas, observações e coleta documental. A análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo, tendo como referenciais os processos de ensino e aprendizagem e a gestão educacional. Dentre os resultados, observou-se a articulação da música a outras áreas do conhecimento e inserida no PPP, direta e indiretamente. Constatou-se o não conhecimento da legislação sobre a inserção da música nas escolas. Entende-se que a pesquisa possa contribuir com as reflexões sobre a presença da música nas escolas, a partir da análise das práticas pedagógico-musicais analisadas nas escolas estudadas.

Biografia do Autor

Lúcia Jacinta da Silva Backes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, publicidade e multiplicidade de sentidos, racionalidades de consumo, mídia, educação e educação musical; Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e Graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2015), cujo título da monografia é "A música na educação básica: práticas pedagógico-musicais em articulação com o projeto político pedagógico”.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora de Área-Música do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. 

Ana Maria Bueno Accorsi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Consultora Terapêutica em Dependência Química. Coordena o Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa e o Curso de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: qualificação do ensino, conhecimento de inglês, sucesso escolar, ensino de inglês, ensino de literatura, formação e qualificação do professor

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Publicado

30.06.2016

Como Citar

Backes, L. J. da S., Wolffenbüttel, C. R., & Accorsi, A. M. B. (2016). Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político- pedagógico. Revista Da FUNDARTE, (31), P.41 - P.60. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/331

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