PRÁTICAS COMUNITÁRIAS ENTRE INTERIOR E CENTRO

PROCESSOS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1415

Palavras-chave:

Práticas comunitárias, Formação docente em Artes Visuais, Decolonialidade

Resumo

A partir de práticas artísticas comunitárias realizadas em locais do interior, esse artigo busca pensar modos de promover processos decoloniais na formação docente em Artes Visuais.  Ações e obras dos coletivos Inço e Adentro, além do projeto Una Escuela Sustentable, as quais deslocam noções colonizadas de arte, atuando de modo comunitário e fora de centros de poder, são pensadas quanto às suas contribuições para a docência em artes visuais. Tais exemplos podem expandir as concepções de arte para além das noções da história universal da arte, por meio de poéticas coletivas e situadas. Ensinam também que a sustentabilidade nos territórios deve considerar a simultaneidade entre a valorização local e a crítica das heranças coloniais.

Biografia do Autor

Diane Sbardelotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutoranda e mestra em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (PPGEdu/UFRGS). Professora licenciada e bacharel em Artes Visuais (UFRGS e UNOCHAPECÓ) e artista visual. Integra o grupo de pesquisa ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (CNPq).

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Luciana Gruppelli Loponte é Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas, Mestre e Doutora em Educação. É Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo. É líder do Arteversa - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Sbardelotto, D., & Gruppelli Loponte, L. (2024). PRÁTICAS COMUNITÁRIAS ENTRE INTERIOR E CENTRO : PROCESSOS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1415. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1415

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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