Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica

Autores

  • Ana Lúcia Louro Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Musical, ensino de práticas de pesquisa, narrativas.

Resumo

Neste artigo é descrita uma pesquisa realizada em uma disciplina sobre investigação científica na área de Música. Primeiramente, é feita uma revisão de literatura, localizando questões da pesquisa (Auto)biográfica e  o papel das narrativas na pesquisa em  Educação Musical. Diferentemente de um processo mais tradicional as temáticas de pesquisa são trabalhadas a partir de uma reflexão sobre as histórias de vidas dos participantes.  Tais reflexões são feitas na relação com fenômenos e repertórios musicais. Espera-se colaborar para os debates sobre ensino de pesquisa nos cursos superiores. 

Biografia do Autor

Ana Lúcia Louro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

 

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Pesquisa (auto)biográfica-tempo, memória e narrativa. IN: In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B. A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p.201-224.

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.: WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. Tradução de Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BUTLER-KISBER, Lynn; LI, Yi; CLANDININ, D. Jean; MARKUS, Pamela. Narrative as artful curriculum making In: BRESLER, Liora (Org.). International Handbook of Research in Arts Education. Volume 16. Part. 1. U.S.A: Springer, 2007, p.219-233.

CLANDININ, Jean D. Troubling Certainty: Narrative Possibilities for Music Education In: BARRETT, Margaret S. ; STAUFFER, Sandra L. Narrative Inquiry in Music Education: Troubling Certainty. New York: Springer, p. 201-210, 2009.

FISCHER, Beatriz T. Daudt. Foucault e histórias de vida: aproximações e que tais ...In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B. A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 267-291.

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 63-78.

JOSSO, Marie Christine. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUC, 2010, p. 9-14.

LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: Estudos Focaultianos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p.35-86.

MAYRING, Philipp. Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, 1(2), Art. 20, 2000. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204>. Acesso em: 11 nov. 2013.

NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 13-30.

OLIVEIRA, Valeska Fortes. Implicar-se... Implicando com professores: tentando fazer sentidos na investigação/formação. In: SOUZA, Elizeu (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p.47-58.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 173-179, mai/ago. 2011a. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8702/654>. Acesso em: 31 mar. 2013.

PERES, Lúcia Maria Vaz. Imaginários moventes: das professoras que tivemos à professora que pensamos ser. Educere et Educare – Revista de Educação, Vol. 6 – Nº 11 – 1º Semestre de 2011b, edição eletrônica, p. 1- 11.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível” In: LUCENA, Cecília Toledo; CAMPOS, M. Christina Siqueira de Souza; DEMARTINI, Zélia de Brito Fabri (org). Pesquisa em Ciências Sociais: olhares de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: CERU, 2008, p. 35-77.

ROBERTS, Brian. Biographical research: Principles and Practice in

Survey Research. Buckingham · Philadelphia: Open University Press, 2002.

SILVA, Michelle Cristina Medeiros. “Como você aprendeu a cozinhar?” Reflexões sobre a transmissão intergeracional do conhecimento culinário entre mulheres. In: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 4, São Paulo, 2010. Anais... São Paulo: USP, 2010. 1 CD-ROOM.

SILVA JUNIOR, José Davison. Música, idosos e memórias autobiográficas: interfaces de uma pesquisa em educação musical In: Anais do XXI Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical. Pirenópolis-GO: UNB, 2013.

TORRES, Maria Cecília. Músicas do cotidiano e memórias musicais: Narrativas de si de professoras do Ensino Fundamental. In: SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, p. 237-258.

TORRES, Maria Cecília. Fragmentos das lembranças musicais de mestrandos e doutorandos em uma disciplina de Pesquisa (auto) biográfica. In: V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica, 2012, Porto Alegre/RS. Pesquisa (auto)biográfica: lugares, trajetos e desafios, 2012.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Louro, A. L. (2016). Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. Revista Da FUNDARTE, (31), P.08 - P.26. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/336

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.