Formação de professores no curso de licenciatura em música: uma experiência com a prática instrumental e composicional com a flauta-doce

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA
  • Anete Susana Weichselbaum UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.639

Palavras-chave:

licenciatura em música, prática instrumental, flauta-doce

Resumo

Esse texto apresenta um relato de experiência referente ao desenvolvimento da prática instrumental e composicional realizado com três turmas da disciplina de flauta doce em um curso de Licenciatura em Música ao longo de dois semestres. As variações foram analisadas por critérios musicais e de execução. Como aporte teórico, são considerados os conhecimentos e habilidades musicais (BALLANTYNE, 2005, 2006), os conhecimentos do conteúdo da matéria (SHULMAN, 1986) e conhecimentos e habilidades do conteúdo (WEICHSELBAUM, 2013), neste caso, a disciplina flauta doce. Ao finalizarmos essas reflexões, ressaltamos o quanto essa atividade foi instigante e desafiadora não só para os nossos alunos, mas também para nós professoras, no sentido de ampliarmos os nossos fazeres musicais em sala de aula e trabalharmos com diferentes propostas para a flauta doce no contexto do Ensino Superior, inclusive com o propósito de exercitarmos a escrita e análise de partituras e textos em conjunto.

Biografia do Autor

Anete Susana Weichselbaum, UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap

É formada em Licenciatura em Música pela EMBAP (atual campus de Curitiba I da UNESPAR), mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2003) e doutora em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013). Atualmente é professora adjunta na UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap, e leciona no Curso de Licenciatura em Música, no Programa de Extensão em Música e em cursos de formação de professores lato sensu. É coautora do livro Sonoridades Brasileiras: método para flauta doce soprano. Desde 2013 lidera o Grupo de Pesquisas EPEM - Epistemologias e Práticas em Educação Musical na UNESPAR/Embap.

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Rodrigues Torres, M. C. de A., & Weichselbaum, A. S. (2019). Formação de professores no curso de licenciatura em música: uma experiência com a prática instrumental e composicional com a flauta-doce. Revista Da FUNDARTE, 38(38), 164–189. https://doi.org/10.19179/2319-0868.639