EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA/professora aposentada; Pesquisadora do EMCO PPGMúsica/UFRGS
  • Nisiane Franklin da Silva Centro Universitário Metodista IPA,

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/767

Palavras-chave:

educação musical inclusiva, licenciatura em música, formação docente

Resumo

Este resumo contextualiza uma disciplina ofertada no sétimo semestre em um curso de Licenciatura em música na cidade de Porto Alegre/RS, através de cenas do que foi trabalhado por duas professoras que organizaram e ministraram as aulas no contexto da educação musical e da inclusão. A cada semestre emergiram interesses e discussões por parte dos discentes de conhecerem deficiências específicas. Partimos do conceito de inclusão, educação inclusiva e educação musical inclusiva, mesclando atividades teórico/reflexivas, práticas e palestras com convidados, propiciando diálogos também com o campo da educação especial. Finalizamos destacando a importância de continuarmos a trabalhar nessa perspectiva, pois temos muito a conhecer e a aprender. 

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA/professora aposentada; Pesquisadora do EMCO PPGMúsica/UFRGS

Mestre em Educação pela PUCRS e doutora em Educação pela UFRGS. Atuou por mais de 20 anos como professora de música em Escolas de Educação Básica. Desde 2008 é docente aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista/IPA e foi Coordenadora da área da Música e Institucional do Projeto PIBID/CAPES/IPA. É pesquisadora desde 1996 do EMCO/PPG/Música UFRGS (CNPq), sob a coordenação da profa. Dra. Jusamara Souza e também é pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa NARRAMUS da UFSM (CNPq), trabalhando com pesquisa (auto)biográfica.

Nisiane Franklin da Silva, Centro Universitário Metodista IPA,

Mestre em Educação Musical pelo Programa de Pós Graduação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Professorado Curso de Licenciatura em Músicado Centro Universitário Metodista IPA. Coordenadorapedagógica do Projeto OUVIRAVIDA, educação musical popular. Integraogrupo PITOCANDO, um espetáculo demúsica para crianças e o grupo musicalCIRANDÔ. Integraoprojeto Concertos Didáticos da Orquestra da ULBRA ministrando cursos de formação de professor. Professora de piano,musicalização, prática de conjunto e de teoria e percepção musical.

Referências

BERTEVELLI, Isabel Cristina Dias. Estratégias metodológicas utilizadas na Educação Musical de cegos a partir da abordagem Orff-Schulwerk. Revista Eletrônica Pesquisaeduca v.2, n.4, 2010.

BONILHA, Fabiana Gouvêa. Da tinta para o Braille: a produção de partituras para pessoas com deficiência visual. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, Salvador, 2008.

BROOCK, Angelita Maria Vander. Música para crianças com paralisia cerebral. Anais do XIV Encontro Nacional da ABEM, Belo Horizonte/MG, 2005.

CANDEMIL, Luciano da Silva. A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e Síndrome de Down: um relato de experiência. Anais do XVII Encontro Regional Sul da ABEM, Curitiba, 2016.

DUBAL, Aline Machado; OLIVEIRA, Dudlei Floriano. Cine inclusão: pensando a inclusão através do cinema. Revista Bem legal, UFRGS, V. 7, n.1, 2017.

GOMES, Márcio (Org.). Construindo as trilhas para a inclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GOMES, Ivo Vieira. AKEHO, Laysa Maria. Musicalização para Surdos: contextualização e possibilidades de abordagem.Revista Formação@Docente - Belo Horizonte - vol.6, n.2, jul/dez 2014. DOI: https://doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v6n2p53-76

JÚNIOR, Daltro Keenan; KREMER, Morgana. A inserção de estudantes com deficiência visual em cursos de Licenciatura em Música: um estudo de caso na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, ano 18, n.35, 2018.

LOURO, Viviane. Fundamentos da Aprendizagem Musical da Pessoa com Deficiência.1ª Edição. São Paulo: Editora Som, 2012.

PACHECO, José. Berços da desigualdade. In: Construindo as trilhas para a inclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PINHEIRO, Elton Mendes; BATISTA, Jorge Octavio; DIAS, Filipe Busana; AMARAL, Maria Luiza. Música na Educação Especial: jogos adaptados. Anais do XVII Encontro Regional Sul da ABEM, Curitiba, 2016.

SANTOS, Claudia Eboli.Desenvolvimento de Habilidades Musicais em Crianças Autistas: Um Projeto de Extensão e Pesquisa. Anais do IV SIMPOM, 2016.

SCHAMBECK, Regina Fink. Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. Revista da ABEM, Londrina, v.24, n.36, jan/jun. 2016.

SILVA, Crislany Viana da, ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino. Educação Musical Inclusiva na escola de Educação Básica: O que o professor de música precisa saber? Anais do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (II CINTEDI), Campina Grande/PB, 2016.

SILVA, Jeane Colares da. Educação Musical Para Crianças da Etnia Maguta no Alto Solimões. Nexus- Revista de Extensão do IFAM, vol.1, n.1, 2015.

VIANA, Ana Célia de Lima Viana; ROSE, Tânia Maria de. Atividades musicais para alunos público alvo da educação especial: aplicação e avaliação. Anais do VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educ. Especial, Londrina, 2013.

WILLE, Regiana Blank; MEDINA, Luana; LANG, Andréia de Souza; MIRANDA, Diocelena. Revista Expressa Extensão, v.23, n.3, Set/Dez, Pelotas, 2018. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13932

Publicado

31.03.2020

Como Citar

Torres, M. C. de A. R., & da Silva, N. F. (2020). EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 215–231. https://doi.org/10.19179/2319-0868/767

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.