RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR FOTOGRÁFICO ACERCA DO ESPAÇO

Autores

  • Thalita Emanuelle de Souza Secretaria do estado do Paraná - SEED-PR, Paraná/Brasil
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, SC/Brasil https://orcid.org/0000-0003-1571-9176

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1222

Palavras-chave:

Ensino da arte

Resumo

Esse Relato de experiência vai apresentar aula a aula uma proposta pedagógica desenvolvida com o primeiro ano do Colégio Estadual Professor Pedro Carli em 2019 com a mediação da professora regente de Arte. As aulas que são aqui descritas tiveram como foco principal o olhar fotográfico sob a Vila que os estudantes habitavam com o intuito que a partir do trabalho em sala de aula os mesmos pudessem vislumbrar criticamente o próprio espaço e representá-lo de forma simbólica e humanizada através do ato fotográfico. As aulas foram pensadas a partir do que é pressuposto na Pedagogia Histórico-Crítica e elaboradas para que a todo tempo os estudantes pudessem adquirir conhecimentos acerca da linguagem fotográfica, da sua condição sócio-histórica e cultural e, ainda, da arte como trabalho criador.

 

Biografia do Autor

Thalita Emanuelle de Souza, Secretaria do estado do Paraná - SEED-PR, Paraná/Brasil

Professora de Arte do quadro próprio do magistério do estado do Paraná, atuante em sala de aula desde 2009. Graduada em Arte-Educação pela Universidades Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR. Possui pós-graduação na área de artes visuais. Tem interesse de estudo e pesquisa na área de Arte e ensino. Acredita e luta por uma escola pública de qualidade. Mestra em Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, mestrado profissional em arte - PROF-Artes. Faz parte do corpo editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão (Qualis A2 em Artes e B1 no Ensino) desde 2019. Integrante do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG), do Grupo de Pesquisa Arte e formação nos processos políticos e contemporâneos (UDESC) e do Clube de Fotografia Sopro Coletivo (UDESC).

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Em 2010 realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidad de Sevilla/Espanha desenvolvendo pesquisa junto a Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanõles. Em 2011 desenvolveu Estágio de Pós Doutoramento na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina . Desenvolveu pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais da UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de artes, educação inclusiva e a distância. É Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE da UDESC. É autora do livro A Formação de Professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica. Desenvolve programa de Extensão junto ao NUPEART de Assessoria para professores da rede pública de ensino. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UDESC de 2011 a 2014 e o Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). Coordena em conjunto com a professora doutora Regina Finck Chambeck o PIBID Interdisciplinar da UDESC. Atualmente é Diretora Geral do Centro de Artes - CEART/UDESC

Referências

BARBON, Lilian. [mensagem pessoal]. Imagens do acervo pessoal cedidas à autora em: 30 out. 2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios literatura e história da cultura. 8. Ed, São Paula: Brasiliense. 2012.

CENTRO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA (ICP). Artista Eugène Atget (1857- 1927) Francês. [20--] Disponível em: https://www.icp.org/browse/archive/constituents/eug%C3%A8ne-atget?all/all/all/all/0. Acesso em: 30 out. 2019.

KOSSOY, Boris. Série Cartões Antipostais. 1972. Disponível em: http://boriskossoy.com/projeto/cartoes-antipostais. Acesso em: 30 out. 2019.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 20. Ed. São Paulo: Autores associados, 1988.

SLOMP, Vilma. Curitiba Central. 2013. Disponível em: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2013/02/curitiba-central-de-vilma-slomp.html. Acesso em: 30 out. 2019.

SLOMP, Vilma. Feliz Natal. 1. impressão. 1996.

Publicado

04.12.2023

Como Citar

de Souza, T. E., & Fonseca da Silva, M. C. da R. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM OLHAR FOTOGRÁFICO ACERCA DO ESPAÇO. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1222. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1222

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.