Processos formativos em teatro: estratégias de criação mobilizando o trânsito da atenção no processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.523Palavras-chave:
Estratégias de criação, Práticas cênicas acessíveis, Atenção.Resumo
O artigo apresenta a perspectiva de um processo criativo compreendido enquanto formativo, a partir da análise de práticas desenvolvidas por um grupo misto, formado por pessoas com e sem deficiência. O enfoque na diversidade e nas relações estabelecidas entre as funções da cena conduzem a problematizações acerca da exigência de especializações e competências prévias no processo de criação. Destaca-se o trânsito da atenção enquanto um dos mobilizadores do processo, estimulado a partir de estratégias de criação que enfatizam a acessibilidade. Espera-se contribuir com o campo das Artes Cênicas, destacando modos operativos para processos criativos e formativos que evidenciam as diferenças individuais enquanto potência criativa.
Referências
BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Organizadores: Sérgio Barbosa de Cerqueda, Lícia Soares de Souza, Ana Rosa Neves Ramos, Elmo José dos Santos. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011.
BEAUCHAMP, Hélène; LARRUE, Jean-Marc. Les cycles Repère: entrevue avec Jacques Lessard, directeur artistique du Théâtre Repère. In: L'Annuaire théâtral: revue québécoise d’études théâtrales, Numéro 8, automne, p. 131-143, 1990. DOI: https://doi.org/10.7202/041114ar
BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália. Funções flutuantes e o artista multidisciplinar. Paper apresentado em: Ciência, desenvolvimento, sociedade. X Salão de Ensino UFRGS; 20 a 24 de outubro de 2014, Porto Alegre.
BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.
GROTOWSKI, Jerzy. [Maio, 1969]. A voz. In: FLASZEN, L e POLLASTRELLI, C. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, p. 137-162, 2010.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 3. p. 09-19, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v3i0p9-19
NELSON, Lisa. Before your Eyes: seeds of a dance practice. Contact Quarterly Dance Journal, New York, v. 29, n. 1, p. 01-05, Winter/Spring, 2003.
NETO, Francisco de Assis Gaspar. Atenciografia do Corpo: interseções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 205-221, jan./abr, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266063641
SILVA, Hugo Leonardo da. Desabituação compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem. Valença: Selo A Editora, 2014.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 16ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.