DANÇAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria
  • Samara Weber Schmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.860

Palabras clave:

Dança, Ensino Remoto, Pandemia

Resumen

Este texto discute ações do projeto de extensão 5, 6, 7 e 8 – cursos e oficinas de Dança, do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Entre agosto e dezembro de 2020 foram desenvolvidas três ações on-line, duas em uma escola pública de Santa Maria: Crian(dan)ça, com crianças do ensino fundamental, e (Edu)Dançando na Escola, curso de formação continuada para professores(as). Paralelamente ocorreram as lives 5 e 6, que discutiram temas como Dança com Crianças e Educação Antirracista e Dança. O texto reflete sobre as dificuldades e desafios do ensino remoto e os benefícios da formação em Dança para profissionais da educação básica.

Biografía del autor/a

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta

Curso de Dança-Licenciatura

Samara Weber Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Dança-Licenciatura
Bolsista FIEX

Citas

ANDRADE, Carolina Romano de. GODOY, Kátia Maria Ayres de. Dança com crianças. Curitiba: Appris, 2018.

BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. 396 Fls. Tese (Doutorado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FLORES, Natália. Desigualdade social e tecnologia: o ensino remoto serve para quem? Covid-19, Unicamp, 2020. Disponível: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/desigualdade-social-e-tecnologia-o-ensino-remoto-serve-para-quem/ Acesso: 19 jan 2021

MARQUES, Isabel. Interações: criança, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

______. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, 35(2), mai-ago 2010a p. 115-137

MILLER, Jussara.; LASZLO, Cora Miller. Corpos em conexão, corpos em presença. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p. 95-116, 24 nov. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23207>. Acesso: 1 dez. 2020 DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23207

NICOLINI, Fernanda de Oliveira Nicolini. Telematismo: uma vacina para corpos pandêmicos que dançam. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 292-310, jan - jun 2020. Disponível: <http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/464> Acesso: 18 jan 2021

PESSANHA, Fabiana. MACEDO, Nayara Alves. Educação da pequena infância: (Re)pensando limites e possibilidades diante de algumas inflexões impostas pela pandemia da Covid-19. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6 – N. Especial – pág. 339 – 359 – (jun. – out. 2020): “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52291> Acesso: 19 nov. 2020 DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52291

RACHEL, Denise Pereira; MARQUES, Diego Alves; MARIANO, Bárbara Kanashiro. Artivismo respiratório: Uma Proposta de Educação Remota no país irrespirável. Revista Manzuá, 2020, v. 3, n. 2, p.7-34. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/22725> Acesso: 1 dez. 2020 DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID22725

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209056

SPODE, Pedro Leonardo Cezar; RIZZATTI, Maurício; ROCHA, Lilian Hahn Mariano da; FARIA, Rivaldo Mauro de; COSTA, Iago Turba. Pobreza e seletividade espacial no bairro universitário Camobi, Santa Maria, RS: uma análise a partir dos usos do território. Geografia Ensino e Pesquisa, V. 23, 2019. Disponível: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/40108/html> Acesso: 18 jan 2020 DOI: https://doi.org/10.5902/2236499440108

Publicado

30/09/2021

Cómo citar

Baldi, N. C., & Schmidt, S. W. (2021). DANÇAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Da FUNDARTE, 46(46), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.860

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a