DOSSIÊ DA MONTANHA – reflexões sobre registro de processo criativo em dança a partir da Ideokinesis

Autores

  • Erica Bianco Bearlz Universidade de Brasília

Palavras-chave:

dança, ideokinesis, processo criativo

Resumo

RESUMO

Sobre o viés de uma bailarina, esta pesquisa propõe a Ideokinesis como forma de experienciar minuciosamente o corpo no processo criativo da performance Montanha e, a partir desta experiência, tecer uma narrativa auto-bio-etnográfica da performance. Esta narrativa pretende evocar experiências sensíveis e saberes emergidos no processo criativo, buscando registrar o saber da dança propriamente dita, trazendo à tona sua forma particular de criar e articular conhecimentos.

Palavras-Chave: Dança. Ideokinesis. Processo Criativo.

 

 

ABSTRACT

On the bias of a dancer, this research proposes Ideokinesis as a way of thoroughly experiencing the body in the creative process of Mountain performance and, from this experience, weave a self-bio-ethnographic narrative of performance. This narrative aims to evoke sensitive experiences and knowledge emerged in the creative process, seeking to record the knowledge of dance itself, bringing to light its particular form of creating and articulating knowledge.

Keywords: Dance. Ideokinesis. Creative Process.

Biografia do Autor

Erica Bianco Bearlz, Universidade de Brasília

Erica Bianco Bearlz é mestranda em Artes Cênicas pela UnB, foi professora substituta no Curso de Licenciatura em Dança na UFG entre 2015 e 2017. É bailarina, coreógrafa e diretora de ensaio da Giro 8 Cia de Dança em Goiânia.

Referências

BERNARD, Andre; STEINMÜLLER, Wolfgang; STRICKER, Ursula. Ideokinesis: A creative approach to human movement and body alignment. North Atlantic Books, 2006.

ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony E. & BOCHNER, Arthur P. (2010). Autoethnography: An Overview [40 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 12(1), Art.10, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1101108, acesso em 25 maio de 2018.

FORTIN, Sylvie; MELLO, Trad Helena. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, n. 7, p. 77-88, 2009.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção in Lições de dança 3, p. 11-35. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2001.

________________. Reading the Body in Dance. Rolf Lines, Boulder, Rolf Institute, v. 22, n. 3, p. 36-41, 1994.

GREINER, Christine; AMORIM, Claudia. Leituras do corpo. Annablume, 2005.

LOUPPE, Laurence; GARDNER, Sally. Poetics of contemporary dance. Dance Books Ltd, 2010

NEWTON, Aline C. Basic Concepts in the theory of Hubert Godard. Rolf Lines Mar, 1995

SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.

SUQUET, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção. Histórias do Corpo: as mutações do olhar, v. 3, p. 509-540, 2008.

SWEIGARD, Lulu E. Human Movement Potential: Its Ideokinetic Facilitation. University Press of America, 1974.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. Annablume, 2003.

ROLLAND, John. Inside motion: An ideokinetic basis for movement education. Rolland String Research Associates, 1996.

TODD, Mabel Elsworth. The thinking body: A study of the balancing forces of dynamic man. Princeton Book Company Pub, 1937.

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Bearlz, E. B. (2018). DOSSIÊ DA MONTANHA – reflexões sobre registro de processo criativo em dança a partir da Ideokinesis. Revista Da FUNDARTE, 36(36), p.125–150. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/522

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.