MEMÓRIAS DA DANÇA: ADEMIR PORTO CAVALHEIRO E OS PRIMÓRDIOS DA CULTURA HIP HOP EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Anne Caroline Paz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Flavia Pilla do Valle Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/704

Palavras-chave:

história, danças urbanas, DJ Nezzo

Resumo

Essa pesquisa busca investigar a história da dança no Rio Grande do Sul. Neste recorte, se quer saber sobre o universo das danças urbanas a partir da visão de um dos pioneiros do Hip Hop em Porto Alegre chamado Ademir Porto Cavalheiro (DJ Nezzo). Para investigar tais questões foi realizada uma entrevista que teve uma pauta semiestruturada com perguntas abertas. A partir disto, obteve-se dados sobre a cultura Hip Hop em relação aos primeiros contatos, grupos e eventos, relação com a tecnologia e representatividade negra. Pesquisar o Hip Hop é importante para gerar os registros históricos locais que, por sua vez, contribuem para fortalecer a identidade negra e fomentar uma educação que valorize as relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Anne Caroline Paz Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licencianda em Dança pela UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica desde 2017. Em 2018, recebeu o Prêmio Jovem Pesquisadora na área de Linguística, Letras e Artes no Salão UFRGS. É atuante na Cultura Hip Hop.

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute, ambos reconhecidos pela UFBA. Tem experiência em dança contemporânea, moderna, balé e nas danças de vertente criativa. Faz parte do corpo docente da graduação em Dança (ESEFID) e da pós-graduação em Artes Cênicas (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BURKE, Peter. A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

DANCEHALL, Julinho. In: GRUPO MY HOUSE (Dir. Marco Rodrigues). 1° Painel de Danças Urbanas(registro de vídeo). Porto Alegre: Sala Rony Leal/Usina do Gasômetro, 22/2/2016. 12 min. Disponível em: <https://youtu.be/80SVKBNX1Y8>. Acesso em 10 ago. 2019.

DJAMILA, Ribeiro. O que é: lugar de fala. Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017.

EMERY, Lynne Fauley. Black Dance: from 1619 to today. 2ª edição. Hightstown, EUA: Princeton, 1988.

GOMES, Alex Sandro. In: GRUPO MY HOUSE (Dir. Marco Rodrigues). 1° Painel de Danças Urbanas(registro de vídeo). Porto Alegre: Sala Rony Leal/Usina do Gasômetro, 22/2/2016. 12 min. Disponível em: <https://youtu.be/80SVKBNX1Y8>. Acesso em 10 ago. 2019.

JUNIOR, Mike. In: GRUPO MY HOUSE (Dir. Marco Rodrigues). 1° Painel de Danças Urbanas(registro de vídeo). Porto Alegre: Sala Rony Leal/Usina do Gasômetro, 22/2/2016. 12 min. Disponível em: <https://youtu.be/80SVKBNX1Y8>. Acesso em 10 ago. 2019.

RODRIGUES, Marco. In: GRUPO MY HOUSE (Dir. Marco Rodrigues). 1° Painel de Danças Urbanas(registro de vídeo). Porto Alegre: Sala Rony Leal/Usina do Gasômetro, 22/2/2016. 12 min. Disponível em: <https://youtu.be/80SVKBNX1Y8>. Acesso em 10 ago. 2019.

YOSHINAGA, Gilberto. Nelson Triunfo: do sertão ao Hip-Hop. São Paulo: Shuriken Produções/LiteraRUA, 2014.

YÚDICE, George. A convivência da cultura: uso da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

01/12/2020

Como Citar

Ferreira, A. C. P., & Valle, F. P. do. (2020). MEMÓRIAS DA DANÇA: ADEMIR PORTO CAVALHEIRO E OS PRIMÓRDIOS DA CULTURA HIP HOP EM PORTO ALEGRE. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868/704