DANÇARELANDO NA CENA INFANTIL: DESAFIOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A CRIANÇA PEQUENA

Autores

  • Fernanda de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Marinelli Martins (princesa) UFPR

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.784

Palavras-chave:

processo de criação, dança, criança pequena

Resumo

O texto pontua alguns desafios que envolvem o processo de criar em dança para crianças, tendo como referência o Dançarelando em Cena (UFG). No diálogo entre relatar a experiência (Zamboni, 1998) e autores da infância, experiência estética e processos criativos, levantamos as questões: como o corpo adulto pode construir uma presença cênica que se conecte de fato com a sensorialidade de crianças? Como não incorrer numa didatização exagerada e promover experiências estéticas que engajem as crianças de modo complexo? As experiências indicaram que enfrentar de tais desafios demanda tratar as crianças como seres completos (Corsaro, 1997) e específicos, não barateando nem na criação nem nas escolhas estéticas, o rigor e a excelência artística.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Doutoranda
no Programa de Educação da USP e mestre pelo Instituto de Artes da Unesp. Pesquisadora do grupo de estudos: Pesquisa e Primeira infância: Linguagens e Culturas infantis, sob coordenação da Prof Patrícia Prado (FE/USP). Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão Dançarelando que favorece vivências em dança para crianças e professoras nos Centros Municipais de Educação
Infantil em Goiânia (GO).

Ricardo Marinelli Martins (princesa), UFPR

A princesa Ricardo (Marinelli) é artista, pesquisadora, professora e coordenadora de
projetos de dança-arte contemporânea. Ela é licenciada em Educação Física e
de um Mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR Brasil). Atualmente desenvolve uma pesquisa de doutoramento em Performance Cultural na Universidade Federal de Goiás (UFG) em uma poética pessoal que articule o corpo, as intimidades e os experiências sexuais. 

Referências

AQUINO, D. Dança - artefato do corpo natural e cultural. In: GOMES, S. (org) Dança e educação em movimento. São Paulo, Cortez, 2003.

CORSARO, W. A. Sociologia da infância. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro, São Paulo, Martins Fontes, 2010.

DUARTE-JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. São Paulo: Papirus, 1995.

GOMES, S. A dança e a mobilidade contemporâneas. In: GOMES, S. (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

KATZ, H. A dança, o pensamento do corpo. In: NOVAES, A. (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paul, Companhia das Letras, 2003.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi, Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, no 19, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acessado em 01 abr 2019.

LARROSA, J. O enigma da infância. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto, 4ª ed, Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PEREIRA, R. M. R.; SOUZA, S, J. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, S; LEITE, M. I. F. P. Infância e produção cultural, Campinas, Papirus, 1998.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha o sensível: estética e política. Tradução de Monica Costa Neto, 2. Edição, São Paulo: Editora 34, 2009.

SANTOS, J. A. H. Quando a dança encontra a criança: um estudo acerca da criação em dança contemporânea para crianças. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte), Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-04092017-114723/pt-br.php. Acesso em 01 abr 2019.

VILELA, L. A Dança e as crianças. In: GREINER, C; SANTO, C. E.; SOBRAL, S. Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumosdanca_final_issuu. Acesso em: 01 abr 2019.

ZAMBONI, S. A. Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, Autores associados, 1998.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Almeida, F. de S., & Martins (princesa), R. M. (2020). DANÇARELANDO NA CENA INFANTIL: DESAFIOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A CRIANÇA PEQUENA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–23. https://doi.org/10.19179/2319-0868.784

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.