EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA/professora aposentada; Pesquisadora do EMCO PPGMúsica/UFRGS
  • Nisiane Franklin da Silva Centro Universitário Metodista IPA,

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/767

Palabras clave:

educação musical inclusiva, licenciatura em música, formação docente

Resumen

Este resumo contextualiza uma disciplina ofertada no sétimo semestre em um curso de Licenciatura em música na cidade de Porto Alegre/RS, através de cenas do que foi trabalhado por duas professoras que organizaram e ministraram as aulas no contexto da educação musical e da inclusão. A cada semestre emergiram interesses e discussões por parte dos discentes de conhecerem deficiências específicas. Partimos do conceito de inclusão, educação inclusiva e educação musical inclusiva, mesclando atividades teórico/reflexivas, práticas e palestras com convidados, propiciando diálogos também com o campo da educação especial. Finalizamos destacando a importância de continuarmos a trabalhar nessa perspectiva, pois temos muito a conhecer e a aprender. 

Biografía del autor/a

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista IPA/professora aposentada; Pesquisadora do EMCO PPGMúsica/UFRGS

Mestre em Educação pela PUCRS e doutora em Educação pela UFRGS. Atuou por mais de 20 anos como professora de música em Escolas de Educação Básica. Desde 2008 é docente aposentada do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista/IPA e foi Coordenadora da área da Música e Institucional do Projeto PIBID/CAPES/IPA. É pesquisadora desde 1996 do EMCO/PPG/Música UFRGS (CNPq), sob a coordenação da profa. Dra. Jusamara Souza e também é pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa NARRAMUS da UFSM (CNPq), trabalhando com pesquisa (auto)biográfica.

Nisiane Franklin da Silva, Centro Universitário Metodista IPA,

Mestre em Educação Musical pelo Programa de Pós Graduação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Professorado Curso de Licenciatura em Músicado Centro Universitário Metodista IPA. Coordenadorapedagógica do Projeto OUVIRAVIDA, educação musical popular. Integraogrupo PITOCANDO, um espetáculo demúsica para crianças e o grupo musicalCIRANDÔ. Integraoprojeto Concertos Didáticos da Orquestra da ULBRA ministrando cursos de formação de professor. Professora de piano,musicalização, prática de conjunto e de teoria e percepção musical.

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Publicado

31/03/2020

Cómo citar

Torres, M. C. de A. R., & da Silva, N. F. (2020). EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 215–231. https://doi.org/10.19179/2319-0868/767

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