O PIONEIRISMO DAS DANÇAS URBANAS EM RIO GRANDE/RS

DE AUTODIDATAS À PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Denise Costa Prefeitura do Rio Grande
  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Leila Cristiane Pinto Finoqueto Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Simone de Araujo Spotorno Marchand Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande
  • Vithória Silva Oleiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós- Graduação em Educação
  • Daiana Viacelli Fernandes Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Gabriel Baldez Furtado Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1179

Palavras-chave:

Danças Urbanas, Profissionalização, Pioneirismo, Dança

Resumo

Esta pesquisa objetiva evidenciar pessoas que contribuíram para o surgimento e o desenvolvimento das Danças Urbanas no município do Rio Grande/RS. Através de estudo de cunho qualitativo, caracterizado como uma pesquisa descritiva, e tendo como instrumento de pesquisa e coleta de informações a entrevista semi-estruturada. Realizamos uma entrevista com dois bailarinos que propuseram as Danças Urbanas sistematizada e com vistas à profissionalização. Identificamos os atravessamentos das Danças Urbanas com os estúdios de dança da cidade, seu processo de profissionalização e a projeção de bailarinos e professores que são reconhecidos como os pioneiros e líderes de grupos de dança importantes no município.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes, pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL) e Técnico em Enfermagem (SENAC/ COREN - RS). Pesquisador do CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Formada em Educação Física (UFSM); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM). Doutora em Educação (UFPel); Professora Adjunta do curso de Educação Física lotada no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças. Criadora e Líder do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS ? LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e Sociedade. Ingressou na FURG como docente em agosto de 2008, atuando principalmente nos seguintes temas: Danças; Educação Física Escolar; Currículo e Práticas Pedagógicas.

Simone de Araujo Spotorno Marchand, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FURG, na linha de Políticas Educacionais e Currículo. Especialista em Dança pela PUC/RS. Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UFPel. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Membro do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: as danças em suas múltiplas manifestações. Tem interesse na área da Dança, Educação Física e Educação.

Vithória Silva Oleiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) na linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Educação Física/Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2019). Membro do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: As Danças em suas múltiplas manifestações. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Unviersidade Federal do Rio Grande - GPASP (FAMED/FURG). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Dança e Ginástica (Artística e Ritmica).

Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós- Graduação em Educação

Mestra em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a dissertação ?Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança?. Licenciada em Dança, pela mesma universidade, com o trabalho de conclusão de curso ?Gordos que Dançam: estratégias para se estabelecer no campo?. Também é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Interessada nas questões, conexões e aproximações dos temas corpo, diversidade, dança, educação e comunicação.

Daiana Viacelli Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da FURG. Bolsista PPGedu-FURG. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010), graduação em Educação Física pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2011) e especialização em artes pela Faculdade Internacional de Curitiba (2012). Possui registro definitivo na habilitação de artista com funções de coreógrafa e dançarina sob o nº 0026659/PR. Entre 2014 e 2018 fez parte da Loughborough University Belly Dance Society - Inglaterra e foi bailarina residente do Tarboush - restaurante internacional.Tem experiência nas áreas de Produções Culturais, Artes, Pedagogia e Educação Física, com ênfase em Danças e Alongamento. Pesquisa em Esporte para o Desenvolvimento, Dança, Movimentos Sociais e Sociologia do Esporte.

Gabriel Baldez Furtado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares na Educação Física (GEPCEF), do(a) Universidade Federal do Rio Grande. Pesquisador no grupo de pesquisa CORPOGRAFIAS - LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: O CENTENÁRIO DA DANÇA EM RIO GRANDE/RS (1920-2020), do(a) Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Projeto Evidance Ilha da Torotama, na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, Rio Grande - RS. Tem experiências em autoria e co-autoria em produção de Textos e Vídeos, para E-books, Eventos e Periódicos.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins

Fontes, 2001.

BRASIL. Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d82385.htm> Acesso em: 18 de out. de 2022.

BRASIL. Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6533.htm> Acesso em: 18 de out. de 2022.

CAMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2022.

DELORS, Jacques [Coord.]. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório

para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o

Século XXI. [Trad.] EUFRÁSIO, J. C. São Paulo: Cortez Editora. 1998.

GARCIA, Demio Garcia de; FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto. Fragmentos da Dança de Rua no município de Rio Grande/RS: alguns atores e contextos. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2015. Disponível em: <https://argo.furg.br/?RG001342253> Acesso em: 18 de out. de 2022.

GUARATO, Rafael. Os conceitos de “dança de rua” e “danças urbanas” e como eles nos ajudam a entender um pouco mais sobre colonialidade (Parte I). Arte da Cena (ArtonStage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 114–154, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/66882>. Acesso em: 31 mai. de 2022.

GUARATO, Rafael. Os conceitos de ‘dança de rua’ e ‘danças urbanas’ e como eles nos ajudam a entender um pouco mais sobre colonialidade (Parte II). Arte da Cena (ArtonStage), Goiânia, v. 7, n. 1, p. 150–175, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/68328>. Acesso em: 31 mai. de 2022.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2006. 406p.

MONTE, Fernanda Christina de Souza Guidarini. O processo de formação dos professores de Dança de Florianópolis. (Dissertação) Mestrado – Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina. 2003. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85961> Acesso em: 18 de out. de 2022.

NASCIMENTO, Juarez Vieira. A formação inicial universitária em Educação Física e Desportos: uma abordagem sobre o ambiente percebido e a autopercepção de competência profissional de formandos brasileiros e portugueses. (Tese de doutorado) Programa de Pós-Graduação em Ciência do Desporto. Universidade do Porto: Porto. 1998.

NORA, Sigrid. Tecnólogo em Dança: ser ou não ser, eis a questão. In: ROCHA, T. [Org.] Instituto Festival de Joinville - Graduações em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016. (p.177-183).

PALUDO, Luciana. A dimensão do trabalho nos cursos de graduação em Dança. In: ROCHA, T. [Org.] Instituto Festival de Joinville - Graduações em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016. (p. 97-105).

PETEREIT, Isis Lucchesi. “Mas você trabalha com o quê?”: A profissionalização dos dançarinos de salão/ Isis Lucchesi Petereit. -- Rio de Janeiro, 2019.71 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Nacional de Direito, Bacharel em Direito, 2019.

PORTO, Natália Athayde. A Dança de Rua em Academias e Escolas de

Dança de Porto Alegre: Do início até a atualidade. Porto Alegre, 2010.

Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/27710> Acesso em: 18 de out. de 2022.

RIBEIRO, Ana Cristina; CARDOSO, Ricardo. Dança de Rua. Átomo, 2011.

SANTOS, Vanessa Garcia dos. A formação de praticantes de Danças Urbanas em cursos de graduação em Dança no Brasil de 2007 a 2017/ Vanessa Garcia dos Santos. - 2019.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Artes Cênicas.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. [Trad.] ROSA, E. F. da

F. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Costa, D., Lemos Soares, R., Pinto Finoqueto, L. C., de Araujo Spotorno Marchand, S., Silva Oleiro, V., Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral, D., … Baldez Furtado, G. (2023). O PIONEIRISMO DAS DANÇAS URBANAS EM RIO GRANDE/RS: DE AUTODIDATAS À PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1179

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.