LABORAR A DOCÊNCIA ENTRE ESPERA E PRESENÇA: UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO COMO PERFORMANCE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.818Palavras-chave:
Docência, Aula, ImprovisaçãoResumo
Este texto propõe perspectivar a docência pela via da performance, tendo em vista que certa noção de espera pode condicionar possibilidades para improvisações numa aula. Trata-se de postular a docência como um fazer que lida com acontecimentos. Todavia, nossa existência se desdobra sobre uma cultura de sentidos, na qual é preciso constituir condições para produzir presenças, visto que os sentidos se impõem a todo o momento. Conjecturamos a espera como este artifício. Trata-se de um jogo onde a performance docente age no limiar entre educação e arte, uma vez que se aloca na interlocução entre o visível e o imprevisível, entre o factível e o improvável, laborando sobre o que passa numa aula, no instante imprevisível do presente.
Referências
BATAILLE, Georges. Sobre Nietzsche: vontade de chance. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BARTHES, Roland. Au Séminaire. In. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CAPRA, Fritjof. Sabedoria Incomum. Tradução Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Cultrix, 2009.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Minas Gerais: Editora UFMG, 210.
COUTINHO, Karyne. Por uma didádica da improvisação. Revista Em Aberto, Brasília, v.31, n.101, p.121-132, jan/abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3524
DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia Prática. Tradução Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Tradução Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs, vol.5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução Jean Melville. São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PESSOA, Fernando. Alberto Caeiro, Poesias Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.