FORMAÇÃO DOCENTE
MOVIMENTOS, NARRATIVAS DE SI E LEMBRANÇAS DE BOLSISTAS DE UM SUBPROJETO PIBID/MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1153Palavras-chave:
Narrativas de si. Estudos (auto)biográficos. PIBID/MúsicaResumo
Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar narrativas de si de bolsistas de um subprojeto PIBID/Música e de dialogar com colegas da área que atuaram e atuam como professores e/ou coordenadores de subprojetos PIBID em diferentes contextos escolares, no sentido de pensarmos as práticas pedagógicas musicais planejadas e realizadas nestes espaços no processo de formação docente. Foram selecionadas narrativas de Edelvais, Erva-doce e Azaléia, três bolsistas de iniciação à docência, que vão compondo uma teia de narrativas imbricadas com vivências/experiências docentes. O referencial teórico que subsidia estas reflexões está ancorado em autores dos campos da pesquisa (auto)biográfica, educação e educação musical tais como Passeggi, Bragança, Larrosa, Abreu, dentre outros.
Referências
ABREU, D. V.; MUNHOZ, S. C. O PIBID como espaço de formação, memórias e narrativas de coordenadoras da UnB. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L. & CARDOSO L. M. (Org.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV,2016.
ALMEIDA, J.. LOURO, A. L. Biografia Músico-Educativa: aspectos teóricos metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, 2019. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2019a4205
Antunes, B. A., Fernandez, C. C., Haas, E., Claudio, F. P., Gularte, J. L., Junior, S., & Torres, MCA. Observações, planejamentos e práticas musicais de um grupo de bolsistas PIBID-Música: entre reflexões e ações na Escola. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 34–49, 2015.
BRAGANÇA, I. F. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.
DELORY-MOMBERGER, C.. A condição biográfica – ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012
GARBOSA, L. W.. Narrativas (auto)biográficas e formação docente: o PIBID como dispositivo grupal de formação docente. In: VICENTINI, P. P., CUNHA, J. L.& CARDOSO, L. M. (Orgs.). Experiências formativas e práticas de iniciação à docência. Curitiba: Editora CRV, 2016.
GUMS, L. M. A Formação de Licenciandos em Música: Perspectivas dos alunos bolsistas sobre a participação no PIBID. In: SCHAMBECK, R. F.; FIGUEIREDO, S. L. & BEINEKE, V. (Orgs.). Processos e práticas em Educação Musical. Belo Horizonte: Fino Traço, p.87-100, 2019.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
MAFFIOLETTI, L. A.; ABRAHÃO, M. H. Significações acerca de si mesmo por meio das narrativas sobre a experiência musical. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 1, p. 42-58, jan./abr. 2016.
MELLO, I. S.; AGUIAR, F. M.; SANTOS, J. B.; OLIVEIRA, L. P.; BITTENCOURT, M. A. & FRANZONI, T. M. O que é escrita performativa? DAPesquisa, Florianópolis, vol.15, p.01-24, out.2020. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0015
NOVOA, A.; FINGER, M. O Método (auto)biográfico e a formação. São Paulo:Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.
PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa(auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 34, n. 2, p. 369-386, maio/ago, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017
PASSEGGI, M. da C. Reflexividade Narrativa e Poder Auto(trans)formador. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018
PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. da C. (Orgs.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN/São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.