Reflexões de professoras supervisoras de estágios supervisionados de Música no ambiente hospitalar: desafios e aprendizagens
Palavras-chave:
estágio supervisionado, hospital, Educação MusicalResumo
Nos limites desta comunicação apresentamos um relato de experiência como professoras supervisoras de estágio com dois grupos de alunos de um Curso de Licenciatura em Música durante os dois semestres de 2011. Esta atividade foi desenvolvida no primeiro e segundo semestres com dois grupos de alunos. O embasamento teórico está apoiado nas pesquisas de Matos e Mugiatti (2006), Caldeira e Fonterrada (2006), Flusser (2011), Ferreira, Remedi e Lima (2006), Leão e Flusser (2008), Louro, Alonso e Andrade (2006) e Moreira (2006), Sinval Júnior (2012), Bergold e Alvim (2009), dentre outros. Os primeiros estranhamentos ao ambiente surgiram já no encaminhamento da documentação necessária que exige vacinas e declarações de saúde no lugar dos tradicionais documentos exigidos pelas secretarias de educação. Neste momento, os alunos passam a se inserir como educadores musicais que atuarão em um contexto de saúde, fazendo educação musical. Os grupos foram delineando seus perfis no planejamento das atividades de acordo com vários aspectos como: os instrumentos musicais que cada um tocava, o repertório musical que foi sendo organizado e estudado para os encontros, quem preferia tocar percussão, quem cantava, quais jogos e brincadeiras musicais levar, quem conhecia as letras das músicas pedidas pelos pacientes. Entre as questões presentes ao longo do estágio tivemos a improvisação como uma necessidade e a dúvida que acompanhou alguns alunos durante as práticas de educação musical, qual seja: tocar ou cantar para diferentes de crianças a cada dia constitui um trabalho de educação musical?Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.