OLHAR PARA A PARTITURA DE SI MESMO

APRENDIZADOS BIOGRÁFICOS AO LONGO DA VIDA TECIDA COM MÚSICA

Autores/as

  • Michael Fragomeni Penna
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1230

Palabras clave:

Aprendizado Biográfico, Narrativas (Auto)biográficas, Experiência com Música

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de compreender como a experiência com música torna-se aprendizado biográfico na formação do sujeito ao longo da vida. Por meio da metodologia de narrativas (auto)biográficas, cinco pessoas adultas participaram de entrevistas narrativas que potencializaram o olhar para a ‘partitura de si mesmo’. Em suas narrativas, refletiram sobre a vida tecida com música e os aprendizados biográficos resultantes dessas experiências. Como fundamento teórico da pesquisa, Alheit; Dausien (2006) e Delory-Momberger (2016) contribuem para a reflexão acerca das experiências de vida na construção do modo de presença no mundo e de formação do sujeito ao longo da vida. Bowman (2020) também foi referência na possibilidade de compreender uma vida tecida com música para poder formar no indivíduo discernimentos éticos por meio da prática musical. Das entrevistas, emergiram unidades de análises temáticas que tecem a conclusão do potencial da música para a formação humana, contribuindo para a ampliação das possibilidades da educação musical para a formação do sujeito ao longo da vida.

Biografía del autor/a

Michael Fragomeni Penna

Fundador da Toccare Conexão Musical, Michael Fragomeni Penna é Bacharel em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como coordenador de projetos no programa Cultural e Educacional da Fundação Antonio Meneghetti, onde se destaca o projeto Estamos Juntos que realiza formação continuada para mais de 500 professores da rede pública de 12 municípios da região central do Rio Grande do Sul. Michael também atua como professor e regente da Orquestra Jovem Recanto Maestro, assim como professor titular da disciplina Arte e Cultura Humanista do Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti. Nos últimos anos desenvolveu trabalhos como violista da Camerata Ontoarte, junto da qual e da soprano Carla Maffioletti, realizou em 2016, uma turnê por vários estados brasileiros e a gravação de um CD com obras do compositor Vagner Cunha sobre poemas do artista italiano Antonio Meneghetti. Junto à Camerata Ontoarte, em 2018, tocou como violista, na turnê de estreia da ópera O Quatrilho. Também vem atuando como violinista do Conjunto de Câmara Recanto Maestro, participando em 2017, como grupo residente, do VI Festival de Música Barroca na cidade de Sucre-Bolívia. Desde 2007, Michael, atua como regente e professor de diversas orquestras jovens no Brasil e no exterior, destacando a atuação junto a Orquestra da Academia Nacional de Música Man Cesped (Cochabamba, Bolivia), Orquestra Jovem de Tarija (Tarija, Bolivia), IX Seminario Internacional Portuguesa (Acarigua, Venezuela), Canarinhos do Itapety (Mogi das Cruzes, São Paulo) e Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama, Ceará).

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Nas UFSM. em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral.

Citas

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.297

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/V7ZBJBjRgcZD976QMNpqdPp/?lang=pt&format=pdf. . Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011

BIESTA, Gert J. J. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BOWMAN, Wayne. The social and ethical significance of music and music education. Revista da Abem, [S. l.], v. 26, n. 40, p. 167-175, jan./jun. 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/791. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4010

BOWMAN, Wayne. Reconceiving music and music education as ethical practices. Revista da Abem, [S. l.], v. 28, p. 162-176, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1010. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20202809

CET. Caderno de entrevistas narrativas. Santa Maria, 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.31892/bpab2525-426X.2016.v01.n01.p133-147

FÁVERO, Maria Helena. Psicologia do gênero: psicobiografia, sociocultura e transformações. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

MACDONALD, Raymond A. R. MacDonald. Music, health, and well-being: A review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, v. 8, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3740599/. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.3402/qhw.v8i0.20635

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Transformar cada escola em uma escola promotora de saúde. Guia de implementação, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381906. Acesso em: 19 novembro 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr., 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 19 novembro 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50. jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344

Publicado

31/08/2023

Cómo citar

Fragomeni Penna, M. ., & Ribeiro Bellochio, C. (2023). OLHAR PARA A PARTITURA DE SI MESMO: APRENDIZADOS BIOGRÁFICOS AO LONGO DA VIDA TECIDA COM MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–23. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1230

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a