OLHAR PARA A PARTITURA DE SI MESMO
APRENDIZADOS BIOGRÁFICOS AO LONGO DA VIDA TECIDA COM MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1230Palavras-chave:
Aprendizado Biográfico, Narrativas (Auto)biográficas, Experiência com MúsicaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de compreender como a experiência com música torna-se aprendizado biográfico na formação do sujeito ao longo da vida. Por meio da metodologia de narrativas (auto)biográficas, cinco pessoas adultas participaram de entrevistas narrativas que potencializaram o olhar para a ‘partitura de si mesmo’. Em suas narrativas, refletiram sobre a vida tecida com música e os aprendizados biográficos resultantes dessas experiências. Como fundamento teórico da pesquisa, Alheit; Dausien (2006) e Delory-Momberger (2016) contribuem para a reflexão acerca das experiências de vida na construção do modo de presença no mundo e de formação do sujeito ao longo da vida. Bowman (2020) também foi referência na possibilidade de compreender uma vida tecida com música para poder formar no indivíduo discernimentos éticos por meio da prática musical. Das entrevistas, emergiram unidades de análises temáticas que tecem a conclusão do potencial da música para a formação humana, contribuindo para a ampliação das possibilidades da educação musical para a formação do sujeito ao longo da vida.
Referências
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/297. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36.297
ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/V7ZBJBjRgcZD976QMNpqdPp/?lang=pt&format=pdf. . Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011
BIESTA, Gert J. J. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
BOWMAN, Wayne. The social and ethical significance of music and music education. Revista da Abem, [S. l.], v. 26, n. 40, p. 167-175, jan./jun. 2018. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/791. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018a4010
BOWMAN, Wayne. Reconceiving music and music education as ethical practices. Revista da Abem, [S. l.], v. 28, p. 162-176, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/1010. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM20202809
CET. Caderno de entrevistas narrativas. Santa Maria, 2022.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.31892/bpab2525-426X.2016.v01.n01.p133-147
FÁVERO, Maria Helena. Psicologia do gênero: psicobiografia, sociocultura e transformações. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
MACDONALD, Raymond A. R. MacDonald. Music, health, and well-being: A review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, v. 8, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3740599/. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.3402/qhw.v8i0.20635
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Transformar cada escola em uma escola promotora de saúde. Guia de implementação, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381906. Acesso em: 19 novembro 2022.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr., 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v.17, n.44, p. 93-113, jan./mar., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 19 novembro 2022.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50. jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 19 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PENNA, M.F., BELLOCHIO, C. R.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.