DA ESCOLA AO PALCO

RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E AS DANÇAS, A PARTIR DO FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES

Autores/as

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Denise Prado Costa Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Billy Graeff Bastos Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1148

Palabras clave:

Educação, Danças, Festival interescolar

Resumen

O texto objetiva saber de que maneira os profissionais que participaram de todas as edições do Festival Dança Estudantes tecem relações entre as danças e a Educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras concursadas e dois oficineiros vinculados a Prefeitura Municipal para posterior ação da Análise de Conteúdo.  Para eles, além do princípio técnico ou artístico ensinar danças chega em saberes estéticos que humanizam os estudantes ao propor desafios que confrontam seus contextos de vida para produzir danças nas escolas. Nesse pensamento, as relações entre danças e Educação extrapolam a pesquisa e ação docente, pois, possibilita intercâmbios nas posições de sujeito, nas quais todos aprendem e ensinam pelas danças.

Biografía del autor/a

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de
Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação
científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em
História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes,
pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do
curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Discente do curso de Graduação em Dança - licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do
CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e,
também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas,
modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e
materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no
Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências
Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Denise Prado Costa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990). Especialização em Dança/ PUC - RS (2004). Mestranda em Educação na Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Professora concursada da rede pública municipal de ensino, desde 1987, na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Tem experiência na área das Danças, Educação e produção de projetos artístico-culturais. Integra o Grupo de Pesquisas GEPCEF e, também, do CORPOGRAFIAS, ambos vinculados ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG.

Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na Loughborough University (2018), em Sociologia do Esporte. Foi professor temporário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 - 2006), atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol. Foi docente da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2007-2009), onde lecionou Sociologia aplicada à Educação Física, Metodologia do ensino da Educação Física, Futsal, Metodologia da pesquisa científica, Didática e orientou estágios e práticas de ensino. Atualmente (desde 2009) é docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Curso de Educação Física, no qual leciona as disciplinas de Sociologia do Esporte, Futebol, Estágio I e II, História e organização da Educação Física Brasileira, Esportes, Relações de Trabalho e Futebol de Sete. Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 lecionou nas disciplinas Olympic Studies e Introduction to Sociology of Sports na Loughborough University (Reino Unido). E entre 2016 e 2017, também lecionou na disciplina Sports Coaching Pedagogy na Nottingham Trent University (Reino Unido).

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Publicado

14/12/2022

Cómo citar

Lemos Soares, R., Prado Costa, D., & Graeff Bastos, B. (2022). DA ESCOLA AO PALCO: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E AS DANÇAS, A PARTIR DO FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1148

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