VAGAS E NOMEAÇÕES PARA A ÁREA DA DANÇA EM PELOTAS RS

Autores

  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Pinto da Silva UFRGS
  • Flávia Marchi Nascimento UFPel
  • Janete Rodrigues da Silva UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.927

Palavras-chave:

ENSINO DE ARTE. DANÇA. CONCURSO PÚBLICO. PROFESSORAS DE DANÇA. PELOTAS RS.

Resumo

O texto visa partilhar reflexões sobre a inserção de professoras de Dança em escolas municipais através da oferta de vagas em concursos públicos. Busca-se aliar experiências pessoais à legislação e a estudos bibliográficos (BRASIL, 2016, 2018; JACOMINI e PENNA, 2016; STRAZZACAPPA e MORANDI, 2006; CORRÊA, 2018) para discutir possibilidades de atuação profissional a partir da formação em Licenciatura em Dança. Apresenta um breve panorama do Rio Grande do Sul na inserção de professores/as de Dança no magistério estadual em concurso anterior que demarca grande conquista para a Área. Como recorte contextual mais específico, o texto trata do Concurso Público regido pelo Edital 133/2019 do Município de Pelotas RS, primeiro certame realizado com vaga específica para “Professor II - Dança”, referente à atuação docente nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais no componente curricular Ensino de Arte. Para tanto, o trabalho busca reconhecer as conquistas, até o presente momento, para o campo da Dança, a partir de mobilizações coletivas baseadas em marcos legais como a Lei 13.278/2016 e, assim, contribuir na compreensão e reconhecimento da Dança enquanto Área de conhecimento específico e autônomo na Educação Básica.

Biografia do Autor

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Dança pela Universidade de Cruz Alta, Mestre e Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Coordenadora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).

Carolina Pinto da Silva, UFRGS

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Pelotas, também possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela UFPEL. Artista da Dança na cidade de Pelotas/RS, atualmente é professora de Dança da Prefeitura Municipal de Pelotas. Colaboradora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel)

Flávia Marchi Nascimento, UFPel

Licenciada e mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em Educação - FAE/UFPel. Colaboradora do do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).

Janete Rodrigues da Silva, UFPel

Acadêmica do Curso de Dança - Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, e bolsista de Iniciação Científica do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança: pedagogias possíveis (OMEGA UFPel).
Artista e Produtora Cultural.

Referências

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Publicado

18.03.2022

Como Citar

Corrêa, J. F., da Silva, C. P., Nascimento, F. M., & da Silva, J. R. (2022). VAGAS E NOMEAÇÕES PARA A ÁREA DA DANÇA EM PELOTAS RS. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.927

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