SUJEITOS, COREOGRAFIAS E RELAÇÕES DESENVOLVIDAS, A PARTIR DE UM FESTIVAL DE DANÇAS ESCOLARES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Denise Prado Costa Universidade Federal de Pelotas - Discente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural https://orcid.org/0000-0001-7294-3882
  • Billy Graef Bastos Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1197

Palavras-chave:

Festival Dança Estudantes, Educação, Danças

Resumo

Este texto possui como proposta analisar as relações de participação no Festival Dança Estudantes. A pesquisa foi possível pela participação de três professoras e dois oficineiros vinculadas(os) a Prefeitura Municipal do Rio Grande. A metodologia é qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e individuais, as quais foram gravadas, transcritas e refletidas sob a técnica da Análise de Conteúdo. As respostas centram-se na elaboração coreográfica que deriva de múltiplos artefatos culturais que motivam os sujeitos a participarem do evento, orientados(as) por compreensões distintas sobre dança e competição. Ocorrem transformações nos contextos escolares, pelo envolvimento da comunidade, a fim de oportunizar a participação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal do Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de
Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação
científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em
História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes,
pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do
curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Discente do curso de Graduação em Dança - licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do
CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e,
também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas,
modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e
materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no
Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências
Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Denise Prado Costa, Universidade Federal de Pelotas - Discente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (1990). Especialização em Dança/ PUC - RS (2004). Mestre em Educação na Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Discente do curso de Doutorado no programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, na linha de pesquisa Memória e Identidade Social da Universidade Federal de Pelotas. Professora concursada da rede pública municipal de ensino, desde 1987, na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Tem experiência na área das Danças, Educação e produção de projetos artístico-culturais. Integra o Grupo de Pesquisas GEPCEF e, também, do CORPOGRAFIAS, ambos vinculados ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG.

Billy Graef Bastos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na Loughborough University (2018), em Sociologia do Esporte. Foi professor temporário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 - 2006), atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol. Foi docente da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2007-2009), onde lecionou Sociologia aplicada à Educação Física, Metodologia do ensino da Educação Física, Futsal, Metodologia da pesquisa científica, Didática e orientou estágios e práticas de ensino. Atualmente (desde 2009) é docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Curso de Educação Física, no qual leciona as disciplinas de Sociologia do Esporte, Futebol, Estágio I e II, História e organização da Educação Física Brasileira, Esportes, Relações de Trabalho e Futebol de Sete. Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 lecionou nas disciplinas Olympic Studies e Introduction to Sociology of Sports na Loughborough University (Reino Unido). E entre 2016 e 2017, também lecionou na disciplina Sports Coaching Pedagogy na Nottingham Trent University (Reino Unido).

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Publicado

27.03.2023

Como Citar

Lemos Soares, R., Costa, D. P., & Graeff Bastos, B. (2023). SUJEITOS, COREOGRAFIAS E RELAÇÕES DESENVOLVIDAS, A PARTIR DE UM FESTIVAL DE DANÇAS ESCOLARES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1197

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