SUJEITOS, COREOGRAFIAS E RELAÇÕES DESENVOLVIDAS, A PARTIR DE UM FESTIVAL DE DANÇAS ESCOLARES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1197Palavras-chave:
Festival Dança Estudantes, Educação, DançasResumo
Este texto possui como proposta analisar as relações de participação no Festival Dança Estudantes. A pesquisa foi possível pela participação de três professoras e dois oficineiros vinculadas(os) a Prefeitura Municipal do Rio Grande. A metodologia é qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas e individuais, as quais foram gravadas, transcritas e refletidas sob a técnica da Análise de Conteúdo. As respostas centram-se na elaboração coreográfica que deriva de múltiplos artefatos culturais que motivam os sujeitos a participarem do evento, orientados(as) por compreensões distintas sobre dança e competição. Ocorrem transformações nos contextos escolares, pelo envolvimento da comunidade, a fim de oportunizar a participação dos sujeitos.
Referências
ALMEIDA, Roseane Soares; SANTOS, Thereza Maria Paes Barreto dos. A Dança: conteúdo escolar para a compreensão histórica da cultura corporal. Anais. IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Espírito Santo. 1997. Disponível em: <https://www.cbce.org.br/anais/> Acesso em: 15 de set. de 2022.
BARONI, Vivian. Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética. Linhas Críticas, 21(46), pp. 784-800. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730> Acesso em: 15 de ago. de 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 15 de ago. de 2022.
CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença. 2014, v. 4, n. 3, pp. 509- 526. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2237-266041528> Acesso em: 15 de ago. de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266041528
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: técnica e ética. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, [S. l.], v. 6, n. 3, 2001. Disponível em: <https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1151> Acesso em: 15 de ago. de 2022.
EHRENBERG, Mônica Caldas. A dança nos cursos de licenciatura em Educação Física: diagnósticos e possibilidades. In.: EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. C.; BRATIFISCHE, S. A. Dança e Educação Física: diálogos possíveis (pp. 41-66). Várzea Paulista: Fontoura. 2014.
EHRENBERG, Mônica Caldas; GALLARDO, Jorge Sérgio Perez. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v.11, n.2, p.111-116, mai./ago. 2005. Disponível em: <http://www1.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11MCE.pdf> Acesso em: 15 de ago. de 2022.
EIDT, Nádia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos de Pesquisa, 40(139), pp. 121-146. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007> Acesso em: 15 de ago. de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100007
FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética (v. 6). Pensar a Prática, 6, pp. 59-72. 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16055> Acesso em: 15 de ago. de 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16055
FREIRE, Ida Maria; ROLFE, Linda. Dançando também se aprende: O ensino da dança no Brasil e na Inglaterra. In: CABRAL, B. [Org.]. O ensino de teatro: Experiências interculturais. Santa Catarina: UFSC, 1999.
GALLAHUE, David. Understanding Motor Development in Children Boston: John Wiley, 2008.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1980.
GONÇALVES, Francisco; ALBUQUERQUE, Alberto; ARANHA, Ágata. Avaliação: um caminho para o sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. ISMAI, Castelo da Maia. 2008.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. São Paulo: Mediação. 2014.
LACERDA, Teresa; GONÇALVES, Elsa. Educação estética, dança e desporto na escola. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 9(1), pp. 105-114. 2009. Disponível em: <https://silo.tips/download/educaao-estetica-dana-edesporto-na-escola> Acesso em: 15 de set. de 2022. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.09.01.105
MARQUES, Isabel Azevedo. Interações: crianças, danças e escola. Editora Edgar Blucher Ltda, São Paulo, 2019.
NANNI, Dionísia. Dança educação: pré-escola a universidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
NISBET, John; SHUCKSMITH, Janet. Estrategias de aprendizaje. Madrid: Santillana. 1987.
ROCHA, Daniela; RODRIGUES, Graciele Massoli. A dança na escola. Rev. Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2007; 6: pp. 15 -21. Disponível em: <https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Editora/REMEF/Remef_6.3/Artigo_01.pdf> Acesso em: 15 de set. de 2022.
SBORQUIA, Silvia Pavesi. As manifestações rítmicas e expressivas: sentidos e significados na Educação Física. In.: EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. de C.; BRATIFISCHE, S. A. Dança e Educação Física: diálogos possíveis. Várzea Paulista: Fontoura. 2014.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. O corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SOARES, Rodrigo Lemos; PEREIRA, Gustavo Henrique. Corpos em experiência: uma coreografia queer. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 49, n. 49, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1095> Acesso em: 15 de set. De 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1095
SOUZA, Maria Inês Galvão. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, (v. 2). n. 1, pp. 32-42. 2011. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1206/612> Acesso em: 15 de ago. de 2022.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, Goiânia, (v. 6). n.1, pp. 73-85. 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.55> Acesso em: 15 de set. de 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.55
VIANNA, Klauss Ribeiro. A Dança. São Paulo: Siciliano, 2005.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. [Trad.] NETO, J. C.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. Martins Fontes. 2004.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, v. 27, XXII, pp. 53-77. 1989. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405270253
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Lemos Soares, Denise Prado Costa, Billy Graef Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.