INSTRUÇÕES POÉTICAS PARA SE RELACIONAR COM OBJETOS COTIDIANOS

Autores

  • Raphael Junior Almeida Batista UERGS
  • Mariana Silva Da Silva UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/882

Palavras-chave:

Performance, Objetos Cotidianos, Instruções poéticas

Resumo

O presente artigo relata os processos de um trabalho de conclusão de curso em que se integra a pesquisa artística sobre relações performáticas entre o corpo, espaço e objetos cotidianos. Tensiona a aproximação de objetos que foram inventariados a partir de protocolos dentro do espaço doméstico, estabelecendo encontros com o corpo e noções de funcionalidades apresentadas em variáveis configurações a partir de inventários e instruções poéticas. São abarcados conceitos como: funcionalidade, ruptura e performatividade, hibridizando experimentos entre a escrita, performance, fotografia e vídeo, questionando os espaços em que esses objetos podem ser colocados, utilizados ou sobrepostos, em busca, também, de uma relação de confluência com o corpo.  

Biografia do Autor

Raphael Junior Almeida Batista, UERGS

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016-2021). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UERGS (2017). Foi monitor do Ateliê Livre de Artes Visuais da UERGS (2017-2018). Foi bolsista na pesquisa "A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras" IniciE - UERGS(2018), coordenado pela professora Dra. Carmen Capra. Também bolsista da pesquisa "Através da Imagem" vinculado IniciE - UERGS vinculado ao MACRS, coordenado pela professora Me. Mariane Rotter. Foi ministrante de oficinas em Artes Visuais pelo SenacRS em 2018. Teve formação em Mediação pelo programa  Educativo da Bienal 12 (2020). Atualmente integra o projeto de pesquisa "O infraordinário como método investigativo em Arte & Educação" coordenado pela professora Dra. Mariana Silva da Silva.

Mariana Silva Da Silva, UERGS

Currículo Lattes: Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Artes Visuais, Ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio junto à Faculté des Arts da Université de Picardie Jules Verne (Amiens, França). Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebeu Bolsa CAPES Mestrado (2002-2004), Bolsa Unesco Aschberg e Irish Museum of Modern Art para projeto Residência de artista (2008) e Bolsa CAPES PDSE Doutorado Sanduíche (2017). Participa de exposições de artes visuais no Brasil e no exterior desde 2001, é professora universitária desde 2005. Investiga as conexões entre arte, cotidiano e natureza a partir do infraordinário, especialmente no contexto da natureza fluvial dos rios Caí e Guaíba. naminhacidadetemumrio.blogspot.com @comodesenharpedras

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Almeida Batista, R. J., & Da Silva, M. S. (2021). INSTRUÇÕES POÉTICAS PARA SE RELACIONAR COM OBJETOS COTIDIANOS. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868/882

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