Investigando sobre Música e Alfabetização na Escola
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.506Keywords:
Educação, Educação Musical, Alfabetização.Abstract
A investigação analisou a utilização da música na alfabetização escolar. A metodologia teve como base uma abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e participante. As técnicas para a coleta dos dados incluíram questionários autoadministrados com professoras alfabetizadoras dos anos iniciais e a realização de observações de suas práticas. Também foram contatadas as coordenações pedagógicas das escolas como complemento às informações. Como resultados da pesquisa verificou-se que as professoras alfabetizadoras utilizam a música em sala de aula por meio de atividades pedagógico-musicais diversas, como interpretação das letras de canções e realização de atividades lúdicas. Constatou-se, também, que as professoras alfabetizadoras entendem que a música deve fazer parte do currículo escolar, apontando razões pedagógicas para essa presença. Por fim, considerando-se a constatação da necessidade de uma formação continuada em música por parte das professoras investigadas, oportunizou-se um curso de extensão de educação musical com vistas a contribuir com esta necessidade.References
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; WEBER, Vanessa; SOUZA, Zelmielen Adornes de. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 48, p. 205-221, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3816
BRASIL. Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 15 mar. 2018.
____. Lei 4.624, de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/19601969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 05 set. 2018.
____. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 05 set. 2018.
____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997a.
____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Vol.2. Brasília: MEC/ SEF, 1997b.
____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Vol.6. Brasília: MEC/ SEF, 1997c.
BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
COSTA, Nelson Barros da. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 107-121.
DECKERT, Marta. Educação musical: da teoria à pratica na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2012.
DELALANDE, François. Las conductas musicales. Santander: Editorial de la Universidad de Cantabria, 2013. DOI: https://doi.org/10.22429/Euc2013.010
DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social e participativa. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
DOMINGUES, Glauber Resende. A disciplina música no currículo escolar: questões sobre uma história (des) afinada. Revista Arte & Ciência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 1-17, jan./dez. 2013.
FAZENDA, Ivani C. Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FERREIRA, Martins. Como usar música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Linguagem verbal e linguagem musical. Cadernos de Estudo: Educação Musical, São Paulo, n. 4/5, p. 30-43, 1994.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Os parâmetros curriculares nacionais e a área de música. CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTEEDUCADORES DO BRASIL, 11, 1998, Brasília/DF. Arte - políticas educacionais e culturais no limiar do século XXI. Anais... Brasília: [S. n.], 1998. p. 15-27.
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. Sopa de letrinhas: notações analógicas (des)construindo a forma musical. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v.2, n. 2, p. 9-21, set. 2010.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica, Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico- musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/16, p. 48-73, abr./nov. 2000.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LIMA, Ailen Rose B. de; STENCEL, Ellen de Albuquerque B. Vivência musical no contexto escolar. Música na Educação Básica. Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 88- 103. Setembro de 2010.
MARIANI, Silvana. Émile Jacque- Dalcroze: A música e o movimento. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 99-107, mar. 2004.
SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SCHERER, Simone. A música no processo de alfabetização da criança. Porto Alegre, 2010, 39 f. Monografia (Pedagogia à Distância) – Curso de Pedagogia – Modalidade à Distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
SILVA, Jéssica Carneiro. Da análise da música como gênero textual e texto multimodal ao ensino de língua portuguesa. Graduando, Feira de Santana, v. 4, n. 6/7, p. 49-60, jan./dez. 2013.
SPANAVELLO, Caroline Silveira; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 89-98, mar. 2005.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; ERTEL, Daniele Isabel; SOUZA, Jusamara Vieira. Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 165-183, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v16i1.43158
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.