Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político- pedagógico
Keywords:
Educação musical, música na Educação Básica, Projeto Político PedagógicoAbstract
O artigo trata da música articulada ao projeto político pedagógico escolar. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, o estudo de caso, entrevistas, observações e coleta documental. A análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo, tendo como referenciais os processos de ensino e aprendizagem e a gestão educacional. Dentre os resultados, observou-se a articulação da música a outras áreas do conhecimento e inserida no PPP, direta e indiretamente. Constatou-se o não conhecimento da legislação sobre a inserção da música nas escolas. Entende-se que a pesquisa possa contribuir com as reflexões sobre a presença da música nas escolas, a partir da análise das práticas pedagógico-musicais analisadas nas escolas estudadas.
References
BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, ano CXLV, n. 159, de 19 ago. 2008, Seção 1, p.1.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf.
Acesso em: 04 out. 2015.
____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Ministério da Educação e do Desporto, 1996.
COTRIM, Cássia Vanessa Oliveira. O processo de implementação da Lei nº 11.769/2008: o caso da microrregião de Guanambi/BA. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/122551/000971546.pdf?sequence=1. Acesso em: 05 nov. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 79-108.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 25-54.
MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia. Concepções e implicações para a atividade musical na Educação Infantil. XII Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM – 2012 / I Seminário de Educação Musical no DF / I Encontro Música PIBID e Prodocência do Centro-Oeste. Anais 2012, p. 45-53. Brasília, out., 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 9-30.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html. Acesso em: 04 jul. 2015.
PAREJO, Enny. Edgar Willems: Um pioneiro da educação musical. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 89-123.
PUERARI, Marcia. A escolarização da música no planejamento de ensino do professor. XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Anais 2010, 138-147, Goiânia, out., 2010.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
TURNER, Bryan. Corpo e sociedade: estudos em teoria social. Trad. de Maria Silvia Mourão. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 12. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político pedagógico da escola: Uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina. A inserção da música em projetos político pedagógicos da educação básica. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.