EM BUSCA DE QORPO SANTO

UMA VIAGEM NO TEMPO

Authors

  • Inês Alcaraz Marocco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil
  • Magda Schiavon de Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0001-9483-9250
  • Naomi Luana Siviero Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-8931-3980
  • Juçara Gaspar dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0001-5383-6408

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1369

Keywords:

Qorpo Santo. Collaborative Process. Dramaturgy.

Abstract

The present article written in a memorial format, a text in which the authors evoke facts that they have witnessed or experienced, aims to describe and analyze the process of creation of the shows Santo Qorpo ou O Louco da Província, performed in 2014, by a group of students of the Drama course at the Department of Dramatic Art (DAD), at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) under the guidance of Prof. Dr.(xx). The main objective of this practical and theoretical research, still in progress, continues to be to evoke the work and history of the playwright Qorpo Santo in the city of Porto Alegre.

Author Biographies

Inês Alcaraz Marocco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Possui graduação em Bel Em Direção Teatral e Lic Em Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Diplôme D'etudes Aprofondies - Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (1985) e doutorado em Doctorat En Esthétique Sciences Et Technologie Des Arts, Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (1997). Durante o período de 1983/1985 fez o curso de Mime ,Théâtre et Mouvement na escola Internacional Jacques Lecoq. Realizou também o LEM (Laboratório de Estudos do Movimento) nesta mesma escola, no período de 1993/94. Atualmente é prof Titular do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e também faz parte do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte do Ator, Direção Teatral, Sistema de Treinamento, Formação Acadêmica, Cultura Gaúcha e Etnocenologia.

Magda Schiavon de Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestra em Artes pela Universiadade do Estado de Santa Catarina (PROF-ARTES) (2023). Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). Possui especialização em Estudos Culturais nos Currículos Contemporâneos da Educação Básica pela UFRGS (2012). Atualmente é professora de arte da Prefeitura Municipal de Guaíba.

Naomi Luana Siviero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Naomi Luana Siviero é produtora cultural e diretora teatral. Graduada em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo SENAC. Trabalha como assistente executiva na Casa de Cinema de Porto Alegre e como produtora e diretora de projetos teatrais.

Juçara Gaspar dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Juçara Gaspar dos Santos é atriz, encenadora, dramaturga, escritora e professora na área das Artes da Cena. Mestra em Artes Cênicas pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Licenciada em Teatro no Departamento de Arte Dramática da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Co-fundadora dA Cia Dramática que atua, pesquisa e trabalha sobre temáticas femininas há mais de dez anos, sempre com várias artistas construindo junto.

References

AGUIAR, Airan Milititsky. Clube de Cultura completa 65 anos buscando se manter à altura da própria história. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 30 maio 2015. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/portoalegre/noticia/2015/05/clube-de-cultura-completa-65-anos-buscando-se-manter-a-altura-da-propria-historia-4771347.html. Acesso em: 11 jan. 2020.

AGUIAR, Flávio Wolf. Os homens precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo-Santo. Porto Alegre: A Nação, 1975.

BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Cães da Província. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.

CÉSAR, Guilhermino (Org.). Qorpo Santo: as relações naturais e outras comédias. Fixação do texto, prefácio e notas por. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1969.

D'AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o Método de Análise Ativa. São Paulo: Perspectiva, 2018.

FRAGA, Eudinyr. Qorpo-Santo: Surrealismo ou Absurdo. São Paulo: Perspectiva, 1988.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: SESC/SP, 2010.

MICHALSKI,Yan. O sensacional Qorpo Santo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p.67, 08 fev. 1963.

QORPO SANTO. Ensiqlopèdia ou seis meses de uma enfermidade. Porto Alegre: Imprensa Literária, 1877. 9 v. Disponível em: https://biblioteca.pucrs.br/acervos/colecoes-na-biblioteca/acervos-especiais/qorpo-santo/. Acesso em 15 jan. 2020.

ROLIM, Michele. A espera acabou: Sala Qorpo Santo reabre em março. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 25 jan. 2016. Disponível em:

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/01/cadernos/panorama/478635-sala-qorpo-santo-reabre.html. Acesso em: 15 jan. 2020.

SILVA, Hélcio Pereira da. Qorpo-Santo: universo do absurdo. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 1983.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Instituto de Artes. Sala Qorpo Santo. Porto Alegre: UFRGS, 2015. Disponível em: https://www.ufrgs.br/institutodeartes/index.php/espacos-culturais/sala-qorpo-santo/. Acesso em: 16 jan. 2020.

VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e Sistema. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2015.

Published

16/09/2024

How to Cite

Alcaraz Marocco, I., Schiavon de Rossi, M., Luana Siviero, N., & Gaspar dos Santos, J. (2024). EM BUSCA DE QORPO SANTO: UMA VIAGEM NO TEMPO. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1369. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1369

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.