A CONSTRUÇÃO DA DISPOSIÇÃO NARRATIVA EM UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE O DESPERTAR MUSICAL

Autores

  • Fernando Moreira Falcão Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luiz Botelho Albuquerque Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/760

Palavras-chave:

Despertar musical, Estudantes de escolas públicas, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

Nesta publicação, compartilha-se o processo de investigação metodológica para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre iniciações musicais em Fortaleza. Orientado pelo objetivo de acompanhar o processo do despertar musical de estudantes de escolas públicas, optou-se por desenvolver uma pesquisa (auto)biográfica, na qual estruturou-se um ateliê nomeado Círculo Reflexivo Biográfico (CRB). O dispositivo permite a construção gradual de uma abertura narrativa dos agentes colaboradores da pesquisa. Como resultado inicial, apresenta-se discussão sobre narrativas elaboradas com o uso da linguagem visual.

Biografia do Autor

Fernando Moreira Falcão Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Jornalista, Designer Educacional e mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Música, Composição e Regência. Mestre em Educação e Doutor em Sociologia da Educação. 

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Publicado

31.03.2020

Como Citar

Falcão Neto, F. M., & Albuquerque, L. B. (2020). A CONSTRUÇÃO DA DISPOSIÇÃO NARRATIVA EM UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE O DESPERTAR MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 166–187. https://doi.org/10.19179/2319-0868/760

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