A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257Keywords:
Music Education, Continuing Training, UnitednessAbstract
The article is the result of research that aimed to identify the motivation of participants in a Music Education course to seek continuing education in the area and to investigate the repercussions that the course may have generated in their pedagogical-musical training. The approach was qualitative and documentary research. The analysis sources were two questionnaires sent to the course participants. Data analysis pointed out that the motivation was due to the need for qualification in the area, the concepts of Early Childhood Education and Music Education, personal relationships with Music and other formations that they had already participated in. The repercussions appeared in the confidence to work with Music, as well as in the knowledge of theories and their relationship with practical proposals.
References
AQUINO, Thaís Lobosque. A música na formação inicial do pedagogo: embates e contradições em cursos regulares de Pedagogia da região Centro – Oeste. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-9.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, resolução nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 06 fev. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial, Brasília, DF, 11 mai. 2016. Seção 1, p. 42. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/115500193/dou-secao-1-11-05-2016-pg-42/pdfView. Acesso em: 28 de junho de 2016.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Musical e pedagogia: mapeamento e Anais da ABEM (2001-2011). In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-15.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro; WEBER, Vanessa; SOUZA, Zelmielen Adornes. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 205-221, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão… Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, out. 2009.
BELLOCHIO, Cláudia R.; SOUZA, Zelmielen A. S. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-35.
BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CORREA, Aruna Noal. O processo músico-formativo do unidocente na Pedagogia/UFSM. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-7.
CORREA, Aruna N.; BELLOCHIO, Cláudia R. A educação musical na formação de unidocentes: um estudo com as oficinas do “Programa LEM: Tocar e Cantar”. Revista da ABEM, v. 16, n. 20, p. 53-62, 2008.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A preparação musical de professores generalistas no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 55-61, set. 2004.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade?. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.
FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos. A formação musical em cursos de pedagogia: o contexto das universidades públicas do RS. In: Reunião da ANPED-SUL, 8, 2010, Itajaí. Anais [...] Santa Catarina: UEL, 2010, p. 1-17.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, p.50-73, abr./nov. 2000.
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem (Org.). Expressão musical na Educação Infantil. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2012.
SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais [...]. Paraná: UEL, 2009. p. 222-228.
SCHWAN, Ivan Carlos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; AHMAD, Laila Azize Souto. Pedagogia e Música: um mapeamento nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical e nas revistas da ABEM entre 2008 e 2017. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 115-138, Jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018b4107
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-24, Jan./Fev./Mar./Abr. 2000.
WEBER, Vanessa. BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18, 2018, Santa Maria. Anais [...]. Rio Grande do Sul: UFSM, 2018. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e043
WERLE, Kelly; BELLOCHIO, Cláudia R. A produção científica focalizada na relação professores não-especialistas em música e educação musical: um mapeamento de produções da Abem. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 29-39, set. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Carolina Cardoso da Silva Rosa, Cristina Rolim Wolffenbüttel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.