VOZ E IMAGEM
INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131Keywords:
Artes Visuais., Linguagem, Texto, Semiótica, Teoria da RecepçãoAbstract
The article contextualizes a semiotics of the signs presented in the panel Cantos de Esquina (2019) by contemporary artist Maxwell Alexandre. The artist in question addresses the representation of the black population. The panel is understood as a non-verbal text exposed to be read by the observer, whose reading can be at three levels: comprehensive, analytical and interpretive. During the reception process, the interpretant constructs meanings conditioned by the mental ones he has, as well as by the performance in the interpretive act.
References
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016.
INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni P. LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.) Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 10-15.
ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
SARAIVA, Juracy A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy A.; MÜGGE, Ernani [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre, Artmed, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Azevedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.