APONTAMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS E DISCURSOS NOS CURRÍCULOS DE ARTE

Autores

  • Lucas Pacheco Brum Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7655-8463
  • Maria Cecília Lorea Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS, Brasil
  • Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa Universidade de Brasília -UnB, Brasília, Distrito Federal/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1346

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, Currículos escolares, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente texto trata de uma reflexão teórica sobre as práticas e discursos que têm se cristalizado nos currículos escolares do Ensino de Artes Visuais e nas práticas pedagógicas dos/as professores/as. Desse modo, este trabalho tem como objetivo compreender a partir de alguns discursos de autores/as, pesquisadores/as, de legislações oficiais e demarcações importantes as continuidades, descontinuidades, rupturas, quebras e retomadas sobre tais práticas e discursos. Sendo assim, este texto está dividido em duas seções: na primeira seção, abordamos as principais práticas artísticas e discursos que têm se cristalizado nos currículos escolares e nas práticas pedagógicas ao longo do tempo, bem como as heranças históricas deixadas pela livre-expressão nos currículos. Já na segunda seção, discorremos sobre alguns discursos legais e históricos que institucionalizaram o ensino de Arte no contexto educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Lucas Pacheco Brum, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/UFPel. Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Normalista pelo Instituo Estadual de Educação Osmar Poppe. Integrante dos grupos de pesquisa “Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais" da Universidade de Brasília - UnB/CNPq e o Grupo de Pesquisa “Laboratório Imagens da Justiça” da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/CNPq. Associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Integrante da Comissão Técnica do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2021, Objeto 3. Obras destinadas para Formação Continuada para Gestores do Ensino Médio. Integrante como Avaliador do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2023, Objeto 1. Obras didáticas de Arte destinadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, Ensino das Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens de referência, cultura visual, educação da cultura visual, pedagogias culturais, mídias, currículos e visualidades não legitimadas pelo sistema da arte.

Maria Cecília Lorea, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 8. É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é Vice-Presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. É associada da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Integrou a Rede Judicial Imagens Network, da UK Arts and Humanities Research Council. Publicou 48 artigos em periódicos especializados indexados, 31 capítulos de livro e organizou quatro livros. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou onze Dissertações de Mestrado e treze Teses de Doutorado. Atualmente orienta seis Teses de Doutorado e dois Trabalhos de Iniciação Científica. Participou de nove Projetos de Pesquisa, tendo coordenado cinco deles. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gestão democrática, educação jurídica, pedagogia jurídica, imagens da justiça, ensino superior e universidade.

Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília -UnB, Brasília, Distrito Federal/Brasil

É Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1990), Mestre em Arte pela Universidade de Brasília (1999) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável (2008) pelo CDS/UnB. Foi Diretora Cultural da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel. É professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília desde 1991. Membro do PPGAV - UnB na Linha Educação em Artes Visuais. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da Universidade de Brasília. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/UnB e líder dos grupos de Pesquisa em Educação, formação profissional e gestão pública no Brasil, certificado pelo CNPq desde 2017 e líder do grupo Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, certificado pelo CNPq desde 2018. Acadêmica do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Presidente do Conselho Editorial da Revista do IHGDF, Membro do Conselho Internacional da revista Hand Papermaking. Membro da IAPMA, INSEA, FAEB e ANPAP.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Brum, L. P., Lorea, M. C., & Rodrigues da Costa, T. H. G. (2024). APONTAMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS E DISCURSOS NOS CURRÍCULOS DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1346. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1346

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