APONTAMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS E DISCURSOS NOS CURRÍCULOS DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1346Palavras-chave:
Ensino de Artes Visuais, Currículos escolares, Práticas pedagógicasResumo
O presente texto trata de uma reflexão teórica sobre as práticas e discursos que têm se cristalizado nos currículos escolares do Ensino de Artes Visuais e nas práticas pedagógicas dos/as professores/as. Desse modo, este trabalho tem como objetivo compreender a partir de alguns discursos de autores/as, pesquisadores/as, de legislações oficiais e demarcações importantes as continuidades, descontinuidades, rupturas, quebras e retomadas sobre tais práticas e discursos. Sendo assim, este texto está dividido em duas seções: na primeira seção, abordamos as principais práticas artísticas e discursos que têm se cristalizado nos currículos escolares e nas práticas pedagógicas ao longo do tempo, bem como as heranças históricas deixadas pela livre-expressão nos currículos. Já na segunda seção, discorremos sobre alguns discursos legais e históricos que institucionalizaram o ensino de Arte no contexto educacional brasileiro.
Referências
ANDRADE, Mário. Aspectos da literatura brasileira. 5ª ed. São Paulo, 1974.
ARROYO, Miguel G. Experiências de Inovação Educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013a, pp. 131 - 164.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013b.
AZEVEDO, Fernando Antônio G. Movimentos Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia Varela e Ana Mae Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, São Paulo, 2000.
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, políticas e história. São Paulo: Cortez, 2015.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Ensino da arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: Unesp/Redefor, 2011.
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html >. Acesso em 22 de julho de 2020.
BRASIL. Parecer Conselho Federal de Educação nº 540/77 - CE de 1º e 2º graus. Aprovado em 10/02/77 (Processo s/n). Sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previstos no art. 7º da Lei nº 5.692/71. Brasília, DF: 1977 Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002602.pdf >. Acesso em 12 de maio de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 29 de julho de 2020.
BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/arte.pdf >. Acesso em 25 de julho de 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf >. Acesso em 22 julho de 2020.
BRUM, Lucas Pacheco; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Ensaio sobre Currículo em Arte. Educação para as artes, para as culturas e para o patrimônio. (Orgs.). GRAEFF, Lucas; CONSTANTE, Robson da Silva. Canos, RS: Ed. Unilasalle, 2020, pp. 27 - 36.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma Professora de Arte sobre o Ensino de Arte na Contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Cultura das Imagens: desafios para arte e para a educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, pp. 99 - 123.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Resende e. Metodologias do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos: ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7º Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FUSARI, Maria Felisminda de Resende e; FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educativa. Tradução: Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LOPES, Alice Casemiro; Elizabeth, Macedo. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (Org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidades: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da arte: algumas questões para reflexão conjunta. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VICTORIO FILHO, Aldo. Fabulações Escolares e Contemporaneidade: ensino da arte, jovens e a fartura de imagens. In; MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, pp. 151 - 173.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Pacheco Brum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.