O CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ E O TEATRO RAPSÓDICO

Autores

  • Railson Gomes Almeida Mestrando em Artes Cênicas da UFRN Orientação: Paula Alves Barbosa Coelho - Docente do Departamento de Artes Cênicas da UFPB

Palavras-chave:

Teatro rapsódico. Ator-rapsodo. Concerto de Ispinho e Fulô

Resumo

A pesquisa propõe analisar o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô da Cia do Tijolo – SP, a partir da perspectiva do conceito de Teatro Rapsódico estabelecido por Jean-Pierre Sarrazac em sua tese O futuro do drama. Para o estudo, foram elencados os aspectos da rapsódia enquanto procedimento dramatúrgico; e o da figura do rapsodo como personagem/ator. Feita a confrontação entre as partes referidas, observa-se a presença de elementos citados na teoria rapsódica em todo corpo dramatúrgico, bem como na atuação do ator analisado. Dessa forma pode-se perceber que o conceito criado na França na década de 1980 serve como ferramenta de leitura do espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô estreado no Brasil no ano de 2009.

Biografia do Autor

Railson Gomes Almeida, Mestrando em Artes Cênicas da UFRN Orientação: Paula Alves Barbosa Coelho - Docente do Departamento de Artes Cênicas da UFPB

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fund. Caluste Gulbenkian. 2004.

ALMEIDA, Railson Gomes. Sarapatel Atijolado: Apreciação do Concerto de Ispinho e Fulô sob a perspectiva do Teatro Rapsódico de Jean-Pierre Sarrazac. 2017. Monografia (Bacharelado em Teatro) – Departamento de Artes cênicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017

BROOK, Peter. A porta aberta: Reflexões sobre a interpretação e o teatro. Trad. Antônio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BRUTA FLOR FILMES. Concerto de Ispinho e Fulô. 2015. Disponível em: <https://vimeo.com/130631392> Acesso em: 14 ago. 2017, 15:20.

BURTIN-VINHOLES, S. Dicionário francês/português – português/francês. Colaboração: Laurence Lurtenaz e Maria José Nonenberg. São Paulo- SP: Globo. 2006.

CIA DO TIJOLO. Cia do Tijolo. Disponível em: <http://concertodeispinhoefulo.blogspot.com.br/> Acesso em: 15 nov. 2016, 10:34

______________. Concerto de Ispinho e Fulô. 2009. Roteiro do espetáculo cedido à pesquisa pela Cia. Do tijolo.

______________. “Concerto de Ispinho e Fulô - Patativa do Assaré: um abraço e um bordado". 2015. Disponível em: <https://www.facebook.com/ciadotijolo/posts/379276952279238> Acesso em: 14 ago. 2017, 09:55

______________. Palco giratório 2017: Ledores do breu. 2017. Disponível em: <http://www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio/2017/espetaculos/espetaculosinternos/ledoresnobreu> Acesso em: 24 ago. 2017, 09:10

MERCADANTE, Rodrigo. Patativa, Paulo Freite e a Cia. Do Tijolo. 2009. Disponível em: <http://concertodeispinhoefulo.blogspot.com.br/search/label/Sobre%20n%C3%B3s> Acesso em: 15 nov. 2016, 14:32.

_____________________. Rodrigo Mercadante e o teatro libertador da Cia. do Tijolo. 2015. Disponível em: < http://www.topvitrine.com.br/detalhes/rodrigo-mercadante-e-o-teatro-libertador-da-cia-do-tijolo> Acesso em: 14 ago. 2017, 10:00.

RÓNAI, Paulo. Dicionário essencial de francês–português e português-francês. Rio de Janeiro – RJ: Nova Fronteira. 1989.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo – SP: Perspectiva. 2010.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Trad. André Telles. Rio de Janeiro – RJ: Jorge Zahar. 2003.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo – SP: Martins Fontes. 1998.

SASARRAZAC, Jean-Pierre. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac & Naify. 2012.

____________. O Futuro do Drama. Trad. Alexandra Moreira da Silva. 1998.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luiz Sergio Repa. São Paulo: Cosac & Naify. 2001.

TACKELS, Bruno. Escritores de palco. Trad. Alexandra Moreira da Silva. 2007.

TEATRO UNIVERSITARIO DE SÃO PAULO. Concerto de Ispinho e Fulô. 2015. Disponível em: <http://www.usp.br/tusp/?p=3075> Acesso em: 15 nov. 2016, 15:13.

Downloads

Publicado

18.06.2018

Como Citar

Almeida, R. G. (2018). O CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ E O TEATRO RAPSÓDICO. Revista Da FUNDARTE, 35(35), 192–208. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/497