O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS

Autores

  • Rita Réus Universidade Feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Daniel Conte Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/734

Palavras-chave:

Ensino de Teatro, Imaginário, Espaço Cênico.

Resumo

O presente artigo conjetura sobre o ensino de teatro no contexto escolar, promovendo a análise de práticas e explorando suas conexões com o imaginário, em uma perspectiva bachelardiana. Neste intuito, propõe uma reflexão quanto às estratégias desenvolvidas durante os processos de aprendizagem, correlacionando-os com conceitos estruturantes na relação com o outro e o espaço cênico. A proposta apresentada sublinha a importância de atividades de leitura e de arranjamento cênico no ambiente escolar. A construção de uma performance a partir de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto – um texto literário – ilustra um exercício estético da linguagem, consubstancializado em uma instrumentalização para o discente, a fim de favorecer seu reconhecimento do espaço social e, por consequência, do trânsito em sua territorialidade.

Biografia do Autor

Rita Réus, Universidade Feevale

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; Especialista em Pedagogia da Arte, Ufrgs/2009; Graduada em Teatro: Licenciatura, UERGS/2005; Professora de Teatro na Escola SESI de Ensino Médio Montenegro.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Letras (UFRGS), com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Daniel Conte, Universidade Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS. Professor e pesquisador do PPG de Processos e Manifestações Culturais e dos Mestrados Profissionais em Letras e Indústria Criativa da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Referências

BACHELARD, Gaston. A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana. In: A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

Réus, R., Mügge, E., & Conte, D. (2020). O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868/734

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)