Arte, museus e mediação cultural: a experiência estética e a construção do conhecimento sensível
Palavras-chave:
Arte e educação, Processo poético, Museus, Mediação Cultural.Resumo
O presente artigo tem por objetivo estabelecer reflexões entre arte, museus e mediação cultural como possibilidade de construção do conhecimento sensível. As discussões visam traçar o levantamento bibliográfico para o desenvolvimento de minha pesquisa de mestrado. A realização deste trabalho comunga com a ideia de que a arte é criação do homem, conhecimento elaborado cientificamente e historicamente indo ao encontro de autores como LEITE (2005), BUORO (2003), OLIVEIRA (2006). Nesse breve estudo busco aproximar os espaços museais com a possibilidade de educação em espaços não-formais. Desta forma, traço como cartografia de escrita um paralelo entre arte e construção do conhecimento, arte na educação, museus e espaços de formação cultural, artista – obra e espectador, seguido de reflexões sobre a mediação cultural como possibilidade de construção de conhecimento em espaços não-formais de educação. Para fundamentar, utilizo os estudos de GANZER (2005), LEITE (2005) estes pesquisam e apontam caminhos para os conceitos tratados ao longo do texto. Contudo, esse artigo não busca apontar resultados sedimentados uma vez que trata-se de uma pesquisa em andamento, porém propõe alternativas teóricas para dialogar com conhecimentos criados historicamente e que podem ser transformados, gerando no processo crítico e experimental novas e inusitadas soluções. A tessitura desse texto vis sobretudo apresentar as discussões iniciais para uma pesquisa que tem como objeto investigar: “que performances corporais podem ser identificadas nas mediações culturais realizadas no Museu da Infância da Unesc/Criciúma?”
Referências
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Campinas, SP: Verus Editora, 2005.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. rev. São Paulo: Moderna, 2003.
ARGOLO, Gabriela Salles. Olhares e saberes do encontro com a arte. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p.73-84.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T.. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999.
BUORO, Anamélia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
COLI, Jorge. O que é arte. 11ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
COSTA, Cristina. Questões de arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
GAIGER, Paulo. A escola, o corpo, o teatro uma fotografia no deserto. In: CONGRESSO NACIONAL DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR, 2., 2000. Blumenau. Anais. Blumenau: Edifurb, 2000, p.107-111
GANZER, Adriana Aparecida. Turbilhão de sentimentos e imaginações: as crianças vão ao museu, ou ao castelo... In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 85-92.
GRINSPUM, Denise et al. Entre o encontro e a provocação: a ação mediadora. In: MARTINS, Mirian Celeste; SCHULTZE, Ana Maria; EGAS, Olga. Mediando contatos com arte e cultura. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007.
HONORATO, Aurélia Regina de Souza. A formação de professores (re)significada nos espaços de narrativa. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana, Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 109-117.
KRAMER, Sonia. Produção cultural e educação: algumas reflexões críticas sobre educar com museu. In: ______; LEITE, Maria Isabel. (Orgs.). Infância e produção cultural. 6.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 199-215.
LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: ______; OSTETTO, Luciana E. (Orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 19-54.
MACHADO, Adriana de Almeida. O seu olhar melhora o meu: o processo de monitoria em exposições itinerantes. In: Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 93-115.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir, e conhecer a arte. São Paulo: FTD, 1998.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Convocações multissensoriais da arte do século XX. In: PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. (Org.). 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 85-98.
WEISZFLOG, Walter. MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.