MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL:

AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270

Palavras-chave:

Música, HISTÓRIA DE VIDA, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

A ampliação do debate sobre o que se concebe como direcionamento (auto)biográfico em pesquisa e em processos de formação tem convidado pesquisadores/as a olharem para seus desenhos metodológicos e epistemológicos com novos questionamentos. A Educação Musical, nesse bojo, tem assistido, especialmente nos últimos dez anos, ao avanço desse tipo de compreensão teórica e metodológica para o estudo de suas diferentes problemáticas. Assim, este relato objetiva documentar as atividades realizadas pelo “Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil”. A partir deste registro, espera-se convidar a área para o debate conjunto sobre os limites e as particularidades da Música e da Arte, em geral, para a pesquisa (auto)biográfica.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

Ziliane Teixeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Integra o Grupo de Pesquisas NarraMus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Música da UFSM e co-lidera o Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao Curso de Música da UFAL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, pedagogia da música, pesquisas (auto)biográficas e saúde do músico. Representante da ABEM no estado de Alagoas.

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

de Almeida, J., & Teixeira, Z. (2023). MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: : AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1270. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1270

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