Fragmentos de memórias: interlocuções entre artista, obra e espectador
Palavras-chave:
Memórias, Arte, Artista, Idosos, Apreciação EstéticaResumo
As questões aprofundadas nesse artigo apresentam interlocuções envolvendo o artista, sua produção e o espectador a partir de fragmentos de memórias. O tema em questão é parte integrante de um estudo que discute a potência ou a ausência que uma imagem pode atingir no que se referem ao sensível, as percepções do indivíduo, as memórias, reativando lembranças que estavam arquivadas, ou esquecidas. A pesquisa teve como foco uma experiência pessoal enquanto artista visual no lar beneficente São Vicente de Paulo localizado na cidade de Araranguá-SC. Foi realizado uma exposição de produções artísticas de minha autoria para os idosos que moram na instituição em questão, e por meio de rodas de conversas, foram coletadas e refletidas falas sobre suas experiências com a proposta. Foi observado o sentimento de entusiasmo do público, além da sensibilidade trazida à tona pela obra de arte, modificando a rotina dos idosos institucionalizados.
Referências
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiencia.Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 19, 2002 . Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf > Acesso em: 08 Maio 2018.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos que nos olha. São Paulo, 34, 1998.
DIAS, Belidson. IRWIN, Rita (org). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013
ESQUERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FELDHAUS, Marcelo. Pele, órgãos e pensamentos de um corpo-professor: traços iniciais de uma intenção de pesquisa . CRIAR EDUCAÇÃO, Criciúma, v.7, n.1,p.1-12, 2018. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4168/3880
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.