AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ON-LINE COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1449Palavras-chave:
ensino; infância; mediação; museu; tecnologia.Resumo
: A escrita reflete sobre ações educativas desenvolvidas pelo Museu da Infância – MI (Criciúma-SC) em tempos da pandemia da COVID-19. Pensar as possibilidades de fazer chegar aos lares e escolas materiais desenvolvidos para o ambiente on-line que pudessem contribuir com a formação educacional de estudantes foi o ponto focal. Compreendendo que estar em isolamento social é diferente de ficar isolado, foram elaborados vídeos, jogos e uma mediação on-line. O artigo caracteriza o processo da pandemia e descreve momentos vividos pela equipe do MI para a elaboração de vídeos e relata a concepção de brincadeiras com interação on-line. Ao final, expõe a experiência de mediação on-line com crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de seis anos de idade, a partir de dispositivos de tecnologia digital em rede. No todo, o corpo da escrita tece uma compreensão sobre o processo de execução das ações museais, permeadas pelo episódio da pandemia, fundamentada em autores como Barros (2022), Dunker (2020), Marti (2021), Peixoto (2020), Salgado (2016), Souza, Tamini e Santos (2020) e Torrezan (2020).
Referências
BARROS, A. L. S. P. Museus de Ciências e Docência: educação museal e relações no contexto da pandemia. 2022. 361 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica). Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.
BORGES, S. Nosso apocalipse zumbi. Serrote: em quarentena, São Paulo, jul. 2020. Edição Especial, p. 89-99.
DUNKER, C. Quais são os impactos psíquicos das aulas online nos alunos e professores. Blog do Dunker, 24 jul. 2020.
MARTI, F. M. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. 2021. 301 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2021.
PEIXOTO, J. COVID-19 e relação trabalho-saúde dos professores (3). Passa Palavra, 9 out. 2020a. Disponível em: https://passapalavra.info/2020/10/134556/. Acesso em: 4 fev. 2021.
PEIXOTO, J. COVID-19 e relação trabalho-saúde dos professores (2). Passa Palavra, 2 out. 2020b. Disponível em: https://passapalavra.info/2020/10/134474/. Acesso em: 4 out. 2020.
SALGADO, A. A. A. de O. Educadores, formação e processos de mediação: crianças pequenas e arte contemporânea no museu. 2016a. 103 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais). Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR, Curitiba, 2016a.
SALGADO, A. A. A. de O. Formação de educadores de museu: processos de mediação para crianças pequenas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Revista Científica de Artes, n. 1, v. 14, p. 72-90, jan./jun. 2016b. DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2016.14.1.1432
SOUZA, M. S.; TAMANINI, P. A.; SANTOS, J. M. C. T. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4708
TORREZAN, G. A casa como laboratório do aprender. Glac Edições, São Paulo, 5 ago. 2020.
TRZMIELINA, N. Crianças famosas: Portinari. São Paulo: Callis, 1997. 24 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amalhene Baesso Reddig
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.