AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ON-LINE COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC

Autores

  • Amalhene Baesso Reddig Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7428-8807
  • Ana Maria Cambruzzi Universidade do Extreno Sul Catarinense- UNESC, Criciúma/SC, Brasil
  • Camila Villasuso Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil
  • Bárbara Sonai Mendes Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1449

Palavras-chave:

ensino; infância; mediação; museu; tecnologia.

Resumo

: A escrita reflete sobre ações educativas desenvolvidas pelo Museu da Infância – MI (Criciúma-SC) em tempos da pandemia da COVID-19. Pensar as possibilidades de fazer chegar aos lares e escolas materiais desenvolvidos para o ambiente on-line que pudessem contribuir com a formação educacional de estudantes foi o ponto focal. Compreendendo que estar em isolamento social é diferente de ficar isolado, foram elaborados vídeos, jogos e uma mediação on-line. O artigo caracteriza o processo da pandemia e descreve momentos vividos pela equipe do MI para a elaboração de vídeos e relata a concepção de brincadeiras com interação on-line. Ao final, expõe a experiência de mediação on-line com crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de seis anos de idade, a partir de dispositivos de tecnologia digital em rede. No todo, o corpo da escrita tece uma compreensão sobre o processo de execução das ações museais, permeadas pelo episódio da pandemia, fundamentada em autores como Barros (2022), Dunker (2020), Marti (2021), Peixoto (2020), Salgado (2016), Souza, Tamini e Santos (2020) e Torrezan (2020).

Biografia do Autor

Amalhene Baesso Reddig, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Licenciada em Pedagogia e em Artes Visuais - Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Professora, Pesquisadora, Extensionista e Gestora Universitária com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos temas: educação, cultura, arte, museus e patrimônio cultural. Coordenadora do Setor Arte e Cultura, do Museu da Infância e do Programa de Extensão: Arte e patrimônio cultural da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação (GRUPEHME); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte (GPA); Produtora, Gestora e Co-Criadora Cultural com experiência em projetos nas Leis de Incentivo à Cultura (Municipal, Estadual e Federal);Voluntária em projetos sociais na cidade de Criciúma/SC. Cidadã Italiana.https://orcid.org/0000-0002-7428-8807

Ana Maria Cambruzzi, Universidade do Extreno Sul Catarinense- UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Doutora em Educação (UFMG), Mestre em Educação (PUC-Rio) e graduada em Pedagogia (Unochapecó). Professora aposentada pela UFSJ. Participante do Grupo de Pesquisa em Arte (GPA) e colaboradora eventual voluntária no Museu da Infância – UNESC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9687874144717898

 

Camila Villasuso, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Acadêmica do Curso de Design de Produto (UNESC) e da Licenciatura em Diseño Industrial (UNDAV). Intercambista argentina pelo programa de dupla titulação UNDAV – UNESC. Estagiária e mediadora do Museu da Infância – UNESC.

ORCID: https://ordid.0009-0007-6029-0854

 

 

Bárbara Sonai Mendes, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Acadêmica do Curso de Artes Visuais – Bacharelado (UNESC). Estagiária e mediadora do Museu da Infância – UNESC.

ORCID: https://orcid.000-0002-0995-1799

Referências

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TRZMIELINA, N. Crianças famosas: Portinari. São Paulo: Callis, 1997. 24 p.

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Reddig, A. B., Cambruzzi, A. M., Villasuso, C., & Mendes, B. S. (2024). AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ON-LINE COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1449. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1449

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