MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA

Autores

  • Marcelo Feldhaus Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,Florianópolis, SC/Brasil
  • Aline Delavechia Rodrigues Professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina https://orcid.org/0009-0008-8282-1940

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296

Palavras-chave:

Ação Educativa em Museus;

Resumo

Este artigo insere-se no campo das problematizações sobre educação, arte e mediação cultural. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (2022) e tem como objetivo investigar as possíveis relações entre os espaços de cultura e arte e a atuação do mediador cultural na formação do sujeito sensível e crítico. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa básica, qualitativa com a execução de grupo focal contando com oito participantes que atuam como mediadores em instituições culturais dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação aos resultados, foram observados que os participantes do grupo focal tramam diferentes estratégias para oportunizar uma mediação cultural afetiva. Também observamos que estas mediadoras e mediadores são provenientes de diversas áreas, obtendo capacitações ao logo do exercício de suas funções dentro das instituições. Além do mais, não cabe somente aos mediadoras e mediadores oportunizar mediações culturais afetivas, esses critérios estão inter-relacionados aos discursos que a direção, curadores, artistas e setor educativo colocam em jogo.

Biografia do Autor

Marcelo Feldhaus, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,Florianópolis, SC/Brasil

Possui graduação e especialização em Artes Visuais Licenciatura, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense [Unesc 2004 e 2006]. Mestrado em Educação pela mesma Instituição [2015]. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS]. Professor da Carreira do Magistério Superior, Adjunto A, Classe A, nível 1, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva [DE], no Departamento de Metodologia de Ensino [MEN] do Centro de Ciências da Educação [CED] da Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]. Membro do Grupo ARTEVERSA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência e do GPA - Grupo de Pesquisa em Arte. Integrante do Banco de Avaliadores [BASIs] do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [SINAES]. Foi Diretor de Ensino Presencial da Unesc [2018-2024] e professor titular no Curso de Artes Visuais na mesma Instituição [2008-2024]. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e docência, pedagogia universitária e docência no ensino superior.

E-mail para contato: marceloartesvisuais@gmail.com

Aline Delavechia Rodrigues, Professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina

Pós-graduada em Arte Educação pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera - UNOPAR (2023). Bacharela (2018) e licenciada (2022) em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Realizou estágio na Sala Edi Balod - Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, com realização das mediações da 1ª Mostra de Cinema, executadas entre outubro e novembro de 2017. Participou do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre agosto de 2020 a junho de 2021. Foi estagiária do Setor de Arte e Cultura - Unesc entre março e junho de 2021. Participou como diretora do curta-metragem "O Caso do túnel de Siderópolis" e em 2021 é selecionado no 5° Metrô - Festival de Cinema Universitário Brasileiro. Foi mediadora cultural no Projeto Plano Museológico do Museu da Infância Unesc (contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle 2019). Entre 2021 e 2022 trabalhou como assistente administrativo e mediadora cultural do Museu da Infância – UNESC. Em 2023 foi premiada pelo projeto "Caminhos da Se(mente)" desenvolvido com a turma do 2° ano do ensino fundamental I, na categoria Gurias Cientistas na 3ª Mostra de Ciências da Educação Básica de Sombrio pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. Atualmente é professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina. Áreas de interesse: arte, processo de criação artística, educação, infância, mediação e espaços não formais de educação.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Feldhaus, M., & Delavechia Rodrigues, A. (2024). MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1296. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296

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