MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296Palavras-chave:
Ação Educativa em Museus;Resumo
Este artigo insere-se no campo das problematizações sobre educação, arte e mediação cultural. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (2022) e tem como objetivo investigar as possíveis relações entre os espaços de cultura e arte e a atuação do mediador cultural na formação do sujeito sensível e crítico. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa básica, qualitativa com a execução de grupo focal contando com oito participantes que atuam como mediadores em instituições culturais dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação aos resultados, foram observados que os participantes do grupo focal tramam diferentes estratégias para oportunizar uma mediação cultural afetiva. Também observamos que estas mediadoras e mediadores são provenientes de diversas áreas, obtendo capacitações ao logo do exercício de suas funções dentro das instituições. Além do mais, não cabe somente aos mediadoras e mediadores oportunizar mediações culturais afetivas, esses critérios estão inter-relacionados aos discursos que a direção, curadores, artistas e setor educativo colocam em jogo.
Referências
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 205 p.
GATTI, Bernardete A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Liber Livro, 2005. 75p.
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: Intermeios, 2012. 161 p.
MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista Gearte, V.1, N.2. Porto Alegre: 2014, 248-264. Disponível em: <https://www.mirianceleste.com.br/_files/ugd/7ee6db_3177f810afb941a69537c122aa205d86.pdf>. Acesso em: 07 de set. 2022.
MARTINS, Mirian Celeste. Verbete: MEDIAÇÃO. In: Caderno da política nacional de educação museal – PNEM. Brasília, DF: IBRAM, 2018, p. 84-88. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em: 11 de set. de 2022.
MÖRSCH, Carmen. Numa encruzilhada de quatro discursos mediação e educação na documenta 12: entre afirmação, reprodução, desconstrução e transformação. Tradução: Mônica Hoff. Periódico Permanente, n. 6, p. 1-32, fev. 2016. Disponível em: <http://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/numa-encruzilhada-de-quatro-discursos-mediacao-e-educacao-na-documenta-12-entre-afirmacao-reproducao-desconstrucao-e-transformacao>. Acesso em: 10 de set. de 2022.
PINHEIRO, Antonio Carlos da Fonseca Bragança. Mapas mentais aprenda a expressar suas ideias de forma inteligente. São Paulo: Expressa, 2021, p. 17. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558110255/epubcfi/6/14%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dmiolo3.xhtml%5D!/4. Acesso em: 10 de nov. de 2022.
SANTANA, Pio. A mediação no museu e os resultados na sala de aula. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009, p. 261-268.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Feldhaus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.