MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA

Authors

  • Marcelo Feldhaus Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,Florianópolis, SC/Brasil
  • Aline Delavechia Rodrigues Professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina https://orcid.org/0009-0008-8282-1940

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296

Keywords:

Experience. Cultural Mediation. Art. Education. Educational Action.

Abstract

This article is part of the field of problematizations about education, art and cultural mediation. It is an excerpt from a research project carried out as a Course Conclusion Work (2022) and aims to investigate the possible relationships between cultural and art spaces and the role of cultural mediators in the formation of sensitive and critical subjects. From a methodological point of view, it is characterized as basic, qualitative research with the execution of a focus group with eight participants who work as mediators in cultural institutions in the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. The results show that the focus group participants use different strategies to provide affective cultural mediation. We also observed that these mediators come from different backgrounds and have obtained training throughout their work in the institutions. What's more, it's not just up to the mediators to provide affective cultural mediation; these criteria are interrelated with the discourses that the management, curators, artists and educational sector put into play.

Author Biographies

Marcelo Feldhaus, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,Florianópolis, SC/Brasil

Possui graduação e especialização em Artes Visuais Licenciatura, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense [Unesc 2004 e 2006]. Mestrado em Educação pela mesma Instituição [2015]. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS]. Professor da Carreira do Magistério Superior, Adjunto A, Classe A, nível 1, em regime de trabalho de Dedicação Exclusiva [DE], no Departamento de Metodologia de Ensino [MEN] do Centro de Ciências da Educação [CED] da Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]. Membro do Grupo ARTEVERSA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência e do GPA - Grupo de Pesquisa em Arte. Integrante do Banco de Avaliadores [BASIs] do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [SINAES]. Foi Diretor de Ensino Presencial da Unesc [2018-2024] e professor titular no Curso de Artes Visuais na mesma Instituição [2008-2024]. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e docência, pedagogia universitária e docência no ensino superior.

E-mail para contato: marceloartesvisuais@gmail.com

Aline Delavechia Rodrigues, Professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina

Pós-graduada em Arte Educação pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera - UNOPAR (2023). Bacharela (2018) e licenciada (2022) em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Realizou estágio na Sala Edi Balod - Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, com realização das mediações da 1ª Mostra de Cinema, executadas entre outubro e novembro de 2017. Participou do PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre agosto de 2020 a junho de 2021. Foi estagiária do Setor de Arte e Cultura - Unesc entre março e junho de 2021. Participou como diretora do curta-metragem "O Caso do túnel de Siderópolis" e em 2021 é selecionado no 5° Metrô - Festival de Cinema Universitário Brasileiro. Foi mediadora cultural no Projeto Plano Museológico do Museu da Infância Unesc (contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle 2019). Entre 2021 e 2022 trabalhou como assistente administrativo e mediadora cultural do Museu da Infância – UNESC. Em 2023 foi premiada pelo projeto "Caminhos da Se(mente)" desenvolvido com a turma do 2° ano do ensino fundamental I, na categoria Gurias Cientistas na 3ª Mostra de Ciências da Educação Básica de Sombrio pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. Atualmente é professora na rede estadual da cidade de Balneário Gaivota em Santa Catarina. Áreas de interesse: arte, processo de criação artística, educação, infância, mediação e espaços não formais de educação.

References

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Published

19/06/2024

How to Cite

Feldhaus, M., & Delavechia Rodrigues, A. (2024). MEDIAÇÃO CULTURAL AFETIVA. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1296. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1296

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