DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES

Autores

  • Gustavo De Oliveira Duarte Curso de Dança - CEFD/UFSM/RS.
  • Daniela Llopart Castro Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Daniela Grieco Nascimento e Silva Royale Escola de Dança e Integração Social.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.782

Palavras-chave:

Educação, Artes, Dança.

Resumo

O texto aborda o ensino de Dança na Escola a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizados na Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Problematizamos experiências didático-metodológicas a partir de um trabalho de intervenção na área de Artes das escolas envolvidas. Os resultados apontaram significativa relevância tanto na formação inicial dos pibidianos quanto na formação continuada dos professores das Escolas. Temáticas transversais articularam os conteúdos trabalhados com a prática social. A Dança como área de conhecimento na Escola pode contribuir na formação estética da comunidade escolar e no desenvolvimento estético-crítico do educador.

Biografia do Autor

Gustavo De Oliveira Duarte, Curso de Dança - CEFD/UFSM/RS.

Curso de Dança, Licenciatura, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Profa Dda. Adjunta do Curso de Dança do Centro de Artes da UFPel/RS.

Daniela Grieco Nascimento e Silva, Royale Escola de Dança e Integração Social.

Dra. em Educação, Pós-Doutoranda no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM/RS. Bailarina e Professora de Ballet.

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Duarte, G. D. O., Castro, D. L., & Silva, D. G. N. e. (2021). DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–13. https://doi.org/10.19179/2319-0868.782

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