NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO QUE GERMINARAM E FRUTIFICARAM NO DECORRER DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Sandra Mara Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Jéssica Pinheiro FUNDARTE
  • Patriciane Born FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1226

Palavras-chave:

Pandemia; Ensino remoto; Arte e educação; Processos de criação.

Resumo

Este ensaio se configura como um relato de experiências em torno das metodologias utilizadas pelas professoras da área de Artes Visuais da FUNDARTE em tempos de pandemia. Produzido sob a forma de fragmentos. Apresentamos o Curso de Iniciação às Artes e o Curso Básico de Artes Visuais com seus respectivos módulos, descrevendo a maneira que cada docente enfrentou os desafios propostos pelo ensino remoto para dar continuidade aos processos de criação dos alunos em contextos diversificados. Apresentado como escrita coletiva, o texto constitui-se de escolhas individuais em torno da metáfora do plantio, apoiando-se em referenciais teóricos diversos. Por questões éticas, a voz dos alunos será identificada por pseudônimos relacionados à figura de linguagem que permeia a escrita. 

 

Biografia do Autor

Sandra Mara Rhoden, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Licenciada em Música, e, em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola.

Jéssica Pinheiro, FUNDARTE

 É arte-educadora e mediadora, atua como professora do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE desde 2016 e como mediadora na Galeria de Arte Loide Schwambach desde 2012. É especialista em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e pós graduanda de Metodologia do Ensino das Artes pelo Centro Universitário Internacional – Uninter. É graduada em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Desde seu ingresso na docência em arte participa como professora convidada de diversas oficinas, seminários, palestras, disciplinas e bancas de arte e educação.

Patriciane Born, FUNDARTE

É professora do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE, coordenadora da Galeria de Arte Loide Schwambach, bem como do Projeto Rede de Mediadores. É mestre em Educação e especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Já participou de diversos cursos, oficinas, palestras e conversas na área de artes visuais e educação, como professora e como ouvinte. Atuou como professora da disciplina de artes na rede pública e privada de ensino em Montenegro e Sapucaia do Sul. Participa de projetos artísticos e exposições em parceria com outros artistas, tendo atuado em Montenegro no coletivo de artistas Ponto de Fuga e em parceria com a artista Michele Martines.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

CINTRA, Raissa; OLIVEIRA, Rayssa. Ateliê no cotidiano: convite, convívio, continuidade. São Paulo: Diálogos, 2020.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LAMPERT, Jociele; FACCO, Marta. Caderno Ateliê: reflexões sobre metodologias operativas no estúdio de pintura. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 27-36, 2018. Disponível em:

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37790/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p27-36.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, 2020, v.20.

Para saber mais

Live de abertura da mostra virtual do primeiro semestre dos alunos do Curso de Iniciação às Artes e Curso Básico de Artes Visuais: https://youtu.be/WU9zRyCyV3A

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Rhoden, S. M., Pinheiro, J., & Born, P. (2023). NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO QUE GERMINARAM E FRUTIFICARAM NO DECORRER DO ENSINO REMOTO. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1226

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.