CANTANDO PARA O BEBÊ ANTES DE SEU NASCIMENTO
RELATOS DE MÃES SOBRE SUAS PRÁTICAS MUSICAIS NA GESTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1225Palavras-chave:
Música, Educação Musical, BebêsResumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as práticas musicais na gestação, a partir dos relatos de mães participantes do projeto “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, ocorrido na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Teve a abordagem qualitativa como metodologia e a pesquisa documental como método, sendo analisados os relatos das mães participantes. Os fundamentos teóricos incluíram conceitos de Educação e Educação Musical, com ênfase na cognição e na percepção musical na infância, particularmente com bebês. Como resultados, identificou-se que as principais canções entoadas durante a gestação foram infantis e religiosas. Percebeu-se que os bebês, no ventre materno, reagiram às canções, e que não são passivos a essas práticas, realizadas principalmente antes do adormecimento.
Referências
BEYER, Esther. Cante, bebê, que eu estou ouvindo: do surgimento do balbucio musical. In: BEYER, E. O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1999.
BROOCK, Angelita Maria Vander. Curso de musicalização para bebês da UFBA. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 18., 2007. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. v. 18. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_AMVBroock.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.
CARVALHO, Eduarda; JUSTO, João. O Bebê e a Voz Materna: a Primeira Sonata Opus Uterus. São Paulo: Instituto Langage, 2021. Disponível em: https://institutolangage.com.br/loja/livros/o-bebe-e-a-voz-materna/. Acesso em: 19 abr. 2023.
CARVALHO, Maria Eduarda Salgado. O mundo sonoro pré-natal. In: RORIGUES, H.; RODRIGUES, P. F. (org.). Ecos de Opus Tutti. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. p. 173–186.
CHANG, Hsing-Chi et al. The effects of music listening on psychosocial stress and maternal-fetal attachment during pregnancy. Complementary therapies in medicine, v. 23, n. 4, p. 509–515, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ctim.2015.05.002
FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. A construção do vínculo afetivo mãe-filho na gestação. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 14, n. 8, p. 1–17, 2010.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003
GORDON, Edwin E. et al. Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
ILARI, Beatriz. A música e o desenvolvimento da mente no início da vida: investigação, fatos e mitos. Revista eletrônica de musicologia, v. 9, 2005. Disponível em: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/ilari.html. Acesso em: 20 abr. 2021.
ILARI, Beatriz. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, v. 10, n. 7, p. 83–90, 2002.
JABER, Maíra dos Santos. O bebê e a música: sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/26/dissert/817223.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
JOSEPH, Rhawn. Fetal brain behavior and cognitive development. Developmental review, v. 20, n. 1, p. 81–98, 2000. DOI: https://doi.org/10.1006/drev.1999.0486
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 50–73, 2000.
MARTINS, Janaina Trasel. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. ouvirOUver, v. 13, n. 2, p. 630–643, 31 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-20
MAYDANA, Celina Vettore; BRASIL, Maria de Fátima Machado. Pré-natal – música – amamentação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 12., 2003. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: ABEM, 2003. v. 12, p. 135–138. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7–32, 1999.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. p. 269–279.
OLIVEIRA, Danilo Cesar Guanais de et al. A criança e a música: as implicações da música no desenvolvimento intelectual e emotivo infantil entre zero e dois anos. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2006. Anais do XV Encontro Anual da ABEM. João Pessoa: ABEM, 2006. p. 740–742. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.
PEREIRA, Vinícius Carlos; BROOCK, Angelita Maria Vander. O bebê, a música e a infância: A música no ambiente familiar. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2021. Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM. on-line: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/971/public/971-4224-1-PB.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
PICCININI, Cesar Augusto et al. Expectativas e sentimentos da gestante em relação ao seu bebê. Psicologia: Teoria e pesquisa, v. 20, n. 3, p. 223–232, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000300003
SOUZA-DIAS, Therezinha Gomes de. Considerações sobre o psiquismo do feto. São Paulo: Escuta, 1996.
SUASSUNA, Ana Maria Vilar. Psiquismo fetal. In: SUASSUNA, A. M. V. De Feto a Herdeiro: A Transmissão Psíquica entre Gerações e o Psiquismo Fetal. Curitiba: Honoris Causa, 2011. p. 253–264.
TABARRO, Camila Sotilo et al. Efeito da música no trabalho de parto e no recém-nascido. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 445–452, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200029
WELCH, Graham F.; PRETI, Costanza. O canto como comunicação interpessoal e intrapessoal. Orfeu, v. 3, n. 1, p. 197–229, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530403012018197
WILHEIM, Joanna. O que é psicologia pré-natal. São Paulo: Brasiliense, 1992.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Canções para embalar o sono: uma pesquisa sobre os acalantos. In: MARQUES, Cláudia de Araújo; OLIVEIRA, Renato Gonçalves de (Orgs.). Processos educacionais e artísticos da performance musical [recurso eletrônico]: uma prática com propósito. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, p. 199-209, 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.19919281118
ZAEYEN, Eduardo. A audição do bebê. In: MOREIRA, M. E. L. et al. (org.). Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal. Coleção criança, mulher e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 131–140.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.